Taça de Portugal: ABC e Avanca juntam-se a FC Porto e Sporting CP na Final Four

PUB

Estão definidos os finalistas da Final Four da Taça de Portugal Seniores Masculinos, que decorrerá em Fafe, nos dias 3 e 4 de Junho.

No primeiro jogo do dia, e com uma tarefa bastante complicada, sendo que foi a única equipa da 2ª Divisão nos quartos-de-final da prova, o CS Marítimo Madeira deslocou-se ao Dragão Caixa, para enfrentar o FC Porto de Ricardo Costa, atual líder do Campeonato Andebol 1. Durante o primeiro tempo, os dragões foram criando parciais importantes para ampliarem a vantagem no contador, com a turma insular de Paulo Vieira a dar o seu melhor para travar as ofensivas dos azuis e brancos e para darem resposta. As equipas acabam por estar por margens mínimas, mas os pupilos de Ricardo Costa começaram a pôr o pé no acelerador e deixaram a formação insular com poucos argumentos, saindo para o intervalo a 17:12.
No segundo tempo, o Marítimo entra com mais ritmo e consegue encostar a formação portuense nos dez minutos iniciais, com os pupilos de Paulo Vieira a conseguirem estar em vantagem em 21:22; No restante tempo regulamentar, o FC Porto deu a volta ao marcador, impondo nova velocidade na partida, fechando as contas a 32:24. Gustavo Rodrigues foi o melhor marcador da partida, com 9 golos para a equipa da casa. O FC Porto marca assim presença na Final Four da Taça de Portugal.

Já no Ginásio Clube do Sul, o Sporting CP, orientado por Hugo Canela, recebeu a formação encarnada de Mariano Ortega, para um novo dérbi lisboeta. Recordamos que, para o Campeonato Andebol 1, estas formações encontraram-se duas vezes, com duas vitórias da turma leonina. Como se esperava, a partida foi muito equilibrada durante todo o primeiro tempo, com as vantagens a darem-se apenas pela margem mínima, e com um papel preponderante dos guarda-redes das duas formações. As equipas destacaram-se pelo nível defensivo que apresentaram e acabam por sair para o descanso com 14:13 no placar, favorável à formação da casa.
No início da segunda parte, os leões conseguem dilatar a vantagem, com transições muito rápidas, chegando a atingir cinco golos de vantagem aos 40 minutos de jogo. Nos últimos 20 minutos, o Sporting consegue consolidar ainda mais a vantagem e acaba por fechar as contas a 35:28, sendo a segunda equipa do dia a ser apurado para a Final Four. Alexandre Cavalcanti (5), da formação encarnada, Cláudio Pedroso (5) e Pedro Portela (5) foram os melhores marcadores do jogo.

A AA Avanca recebeu no Comendador Adelino Dias Costa, o Águas Santas Milaneza, equipa com a qual a formação de Carlos Martingo se bateu durante a primeira fase do Campeonato Andebol 1 por um lugar, nos seis primeiros classificados, o qual não acabou por não conquistar. A equipa de Paulo Faria entrou bem na partida, com um jogo muito equilibrado durante toda a primeira parte, com vantagens mínimas de um ou dois golos. O Avanca acusou algum nervosismo, acabando por sair para o intervalo a perder por um golo, em 12:13. No segundo tempo, a formação aveirense entrou em campo determinada em conquistar um lugar na Final Four, feito inédito na história do clube aveirense. Os pupilos de Carlos Martingo começaram cedo a desconstruir o resultado e a criar vantagens parciais sucessivas. Um jogo de grandes emoções na reta final, com nota artística para Luis Silva, que esteve irrepreensível na baliza do Avanca, que acabou por vencer por 29:27. Elias António, da formação de Paulo Faria, foi o melhor marcador da partida com 9 golos.

O SC Horta de Rui Santos recebeu o ABC UMinho de Carlos Resende, para a última partida do dia, em que a formação bracarense acabou por vencer por 26:34. Com uma primeira parte já complicada para a equipa da casa, que se viu a perder por 5 golos à chegada do intervalo, em 11:16. No segundo tempo, a equipa insular ainda tenta recuperar mas os pupilos de Carlos Resende acabam por retomar o controlo total do jogo, chegando ao final com 26:34 no placar. Noelvis Reve foi o melhor marcador da partida com 9 golos para a turma da casa, já Pedro Spínola com 8 tentos foi o melhor da equipa bracarense. O ABC junta-se assim ao lote de equipas que irão disputar a Final Four em Fafe.

Taça de Portugal Seniores Masculinos – ¼ Final

Sporting CP : SL Benfica, 35:28 (14:13)
FC Porto : CS Marítimo Madeira, 32:24 (17:12)
AA Avanca : Águas Santas Milaneza, 29:27 (12:13)
SC Horta : ABC/UMinho 26:34 (11:16)

O calendário completo da Taça de Portugal Seniores Masculinos, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais