Sporting CP conquista a Challenge Cup 2016/ 2017

PUB

Foi de verde e branco que se fez a festa em Cluj, na Roménia, com o Sporting CP a conquistar a Challenge Cup 2016/ 2017.

Pela segunda vez na história, a formação leonina volta a levantar o troféu que, em 2009/2010, já tinha vencido – frente ao MMTS Kwidzyn, da Polónia, na altura. Hoje, na Roménia, depois de um excelente resultado na primeira mão da final, disputada em Almada, o Sporting CP voltou a bater os romenos do Potaissa Turda e, no final do jogo, a equipa do Sporting CP levantou o troféu, muito celebrado por todos e com o Presidente do clube, Bruno de Carvalho, na linha da frente dos festejos. A Challenge Cup foi alcançada depois de um percurso irrepreensível, já que o Sporting CP venceu todos os jogos desta edição da competição europeia.

O presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, felicitou o Sporting Clube de Portugal pela conquista da Challenge Cup, considerando que este resultado dignifica também o andebol português.“É sempre importante o trajecto das equipas portuguesas nas diversas provas internacionais e Portugal tem tido excelentes momentos, onde se inscreve mais esta vitória na Challenge Cup. Parabéns ao Sporting, aos atletas e aos dirigentes do clube”.

Esta tarde, no Pavilhão Horea Demian, a conquista da Challenge Cup pelo Sporting CP não chegou a ser ameaçada. A equipa da casa inaugurou o marcador, com um golo de Razvan Pavel; Bozovic não desperdiçou o primeiro livre de sete metros e marcou o primeiro golo do Sporting já com quatro minutos decorridos e, no minuto seguinte, os comandados de Hugo Canela deram a volta ao resultado (2-1). Apesar do Potaissa Turda ainda ter reposto a igualdade, o Sporting conseguiu adiantar-se no marcador (5-2), mas os romenos reagiram e, com um parcial de 3-0, voltaram a igualar as contas (5-5), aos doze minutos. Os minutos que se seguiram foram de grande equilíbrio em campo e sucessivos empates (8-8), com Asanin a destacar-se na baliza do Sporting; a quatro minutos do intervalo, o Sporting CP voltou a conseguir uma vantagem de três golos, 11-8, o que fez com que o treinador do Potaissa Turda pedisse o primeiro “time-out”. Apesar de estar a jogar em inferioridade numérica, a formação leonina marcou por duas vezes seguidas e ampliou para 13-8 e, mesmo em cima do intervalo, a equipa da casa fechou as contas da primeira parte: 13-9.

Foi, da igual forma, a formação romena que entrou a marcar e a ficar em inferioridade numérica; o Sporting CP aproveitou para marcar e assumiu definitivamente o controlo do jogo e do marcador. Sem dar espaço ao adversário, os comandados de Hugo Canela foram gerindo, da melhor forma, a vantagem que trazia do primeiro tempo e, a meio da segunda parte, ganhavam por 21-16. Nos últimos quinze minutos, apesar das alterações defensivas por parte do Potaissa Turda, o Sporting CP acabou por consolidar o resultado e venceu por 30-24.

A Challenge Cup permanece, assim, em Portugal, já que a conquista do Sporting CP sucede ao ABC/UMinho, vencedor do troféu na época passada.

Ivan Nikcevic e Janko Bozovic foram os melhores marcadores do Sporting CP, no jogo desta tarde, com seis golos cada. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Calendário da Final da Challenge Cup

1ª mão – Sporting CP : AHC Potaissa Turda 37:28 (19:11)
2ª mão – AHC Potaissa Turda : Sporting CP, 24-30 (9-13) / Andebol|TV (16h30 – diferido)

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com

Patrocinadores Institucionais