Portugal organiza qualificação de acesso ao play-off para o Campeonato do Mundo de 2019

PUB

É em Portugal que se vão disputar os jogos do Grupo 4 da qualificação europeia de acesso ao play-off para o Campeonato do Mundo de 2019, em concentração, de 12 a 14 de Janeiro de 2018. O Kosovo, que tinha, em primeiro lugar, o direito de organizar, declinou esse direito.

Assim, de 12 a 14 de Janeiro, é a jogar em casa, em local a indicar brevemente, que Portugal vai defrontar Polónia, Chipre e Kosovo, num grupo em que só o primeiro classificado garante a passagem ao play-off, que se realizará de 8 a 10 de Junho e de 12 a 14 de Junho de 2018.

Paulo Pereira mostrou grande satisfação com o facto de disputar esta qualificação em Portugal. ”A Polónia é sempre forte, seja em que parte do mundo for, incluindo em nossa casa. Mas é sempre preferível jogar em casa do que noutro sítio qualquer. Vai ser um osso duro de roer, mas vamos trabalhar para ganhar esta qualificação e seguir em frente para o play-off”, garantiu o seleccionador nacional, que deixou desde já o apelo: “Contamos, desde já, com o apoio de todos ao nível da última qualificação, que é sempre tão importante para nós”.

O Presidente da Federação de Andebol de Portugal também mostrou satisfação em ser o anfitrião desta prova: “A partir do momento em que foi decidido que a qualificação ia ser em modelo de concentração, a Federação de Andebol manifestou logo o interesse em organizar a prova. É, pois, com regozijo que vemos esta oportunidade de construir um caminho que nos levará ao encontro dos melhores do Mundo. Há um grande desejo e determinação para que tal aconteça”, garante Miguel Laranjeiro.

A qualificação dos grupos 1, 5 e 6 vai disputar-se no sistema casa-fora, nas datas previamente estabelecidas. O grupo 3 também se disputa em concentração, em Itália, de 12 a 14 de Janeiro, por acordo entre todas as federações envolvidas. A organização do Grupo 2 foi atribuída à Lituânia, também por recusa da primeira equipa a ter direito de organizar, a Geórgia.

A Dinamarca e a Alemanha já se encontram qualificadas para o Campeonato sendo que são as duas Federações organizadoras, assim como França, que detém o título de Campeã do Mundo. O continente europeu estará representado por 13 nações neste Campeonato do Mundo coorganizado pela Dinamarca e Alemanha. No EHF Euro 2018, na Croácia, será também decidido um dos acessos diretos ao Campeonato do Mundo, entre Áustria, Bielorrússia, Croácia, República Checa, Espanha, Hungria, Islândia, Macedónia, Montenegro, Noruega, Eslovénia, Sérvia e Suécia, sendo que a equipa com melhor prestação junta-se, às 3 nações já apuradas, as restantes 12 equipas disputarão o Play-Off de Acesso ao Campeonato do Mundo.

O Campeonato do Mundo de 2019 será realizado em parceria entre a Alemanha e a Dinamarca, em Janeiro deste mesmo ano e contará com 24 equipas participantes.

Patrocinadores Institucionais