Esperança no Andebol Português

PUB

A Comissão Executiva da EHF reune diversas vezes por ano, para debater os assuntos mais importantes do andebol europeu, e desta vez, a convite da Federação de Andebol de Portugal, o local escolhido foi Lisboa.

Michael Wiederer falou sobre esta parceria duradoura entre a Federação de Andebol de Portugal e a EHF, desde o seu início, com Portugal como um dos timoneiros da fundação deste organismo máximo do andebol europeu. Relembrando o primeiro Campeonato da Europa de Juniores de 1992, “Portugal venceu esse campeonato e dois anos mais tarde organizámos o primeiro Campeonato Europeu de sempre, em Portugal, portanto existe uma relação muito próxima entre as duas instituições. Queremos debater com a Federação sobre os nossos planos para o futuro e sobre quais são os deles.”

O Presidente da EHF conhece os desafios com os quais as nações intermédias se debatem no andebol europeu devido ao aumento do número de países participantes em prova, “antigamente eram apenas 25 nações e hoje são 50, apesar disso Portugal tem conseguido manter um bom ritmo de crescimento nas nossas competições e acredito que em 2020, com o Campeonato da Europa com 24 equipas, Portugal estará presente”. A Federação Europeia de Andebol está no processo de alargamento da competição e satisfeita com a decisão tomada para a alteração do modelo, com a participação de mais seleções.

Quanto às especificidades do andebol, Michael Wiederer refere que, a dinâmica e as emoções, são a base deste complexo desporto, não vendo obstáculos para qualquer nação chegar a um bom nível. No entanto, “podemos observar que as nações mais pequenas se debatem nomeadamente com a qualidade das suas ligas desportivas, ou seja, se analisarmos a situação das seleções nacionais, podemos concluir claramente que os atletas que jogam em ligas mais competitivas, com a adição da Liga dos Campeões, têm um desafio mais regular, logo a sua qualidade aumenta. Também estamos aqui para debater estes assuntos junto da Federação de Andebol de Portugal.”

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, deu as boas vindas à Comitiva da EHF, destacando o papel positivo da Federação de Andebol de Portugal, “como um dos membros fundadores deste organismo europeu, com a EHF, o Governo Português tem muito orgulho nesta instituição e no seu trabalho, que conta com mais de 50 mil atletas e onde mais de 40% são mulheres, o que revela muito sobre a igualdade de género, especialmente em contexto desportivo.”

Também Jorge Máximo, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, marcou presença no evento, falando de Lisboa, como cidade referência no que diz respeito à sua ligação com o desporto, e revelando que ambiciona trazer para a Capital, grandes eventos desportivos da modalidade. “Somos uma cidade do desporto, e trabalhamos para criar este mindset por toda Lisboa, desde os mais novos aos mais velhos. Acredito que podemos continuar a trabalhar com a Federação Europeia de Andebol, em conjunto, com a Federação de Andebol de Portugal para recebermos grandes eventos da modalidade.”

O Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, deixou algumas palavras de boas-vindas, engrandecendo a presença do Comité Executivo e fazendo votos que esta estreita cooperação continue por largos anos. “Somos cidadãos bastante europeus, e no que se refere ao andebol, somos profundamente europeus. Como membros fundadores da EHF, caminhamos para atingir os nossos objetivos, numa relação bastante próxima com esta entidade. Sabemos que temos algumas dificuldades, mas trabalhamos todos os dias para as ultrapassarmos, e com cooperação entre as duas instituições estou certo de que lá chegaremos.” – rematou Miguel Laranjeiro.

Todas as informações sobre a Reunião do Executivo da Federação Europeia de Andebol podem ser encontradas aqui.

Patrocinadores Institucionais