Qualificação Euro 2018: Portugal sem argumentos para contrariar a poderosa Roménia

PUB

No Pavilhão Municipal do Luso, Portugal entrou em campo com Isabel Góis, Cláudia Correia, Mónica Soares, Mariana Lopes, Soraia Fernandes, Erica Tavares e Patrícia Rodrigues. A Roménia entrou melhor (0-2), mas Isabel Góis fechou a baliza nos primeiros minutos, com excelentes defesas. Érica Tavares, com um grande golo, abriu a contagem para a equipa portuguesa, já aos sete minutos de jogo. A Roménia, a jogar em velocidade, seguiu na liderança do marcador, mas as lusas, já com Bebiana Sabino no lugar de Soraia Fernandes, procuravam as melhores soluções para ultrapassar a alta e possante defesa romena, que acabou por “obrigar” Portugal a cometer várias falhas técnicas. Apesar das várias alterações nos sistemas defensivos, o selecionador nacional não conseguiu surpreender as romenas; aos 16 minutos, Ulisses Pereira pediu o primeiro desconto de tempo, com Portugal a perder 4-9, mas Portugal manteve-se com dificuldades tanto em chegar com sucesso à baliza adversária como em travar as romenas. Ao intervalo, Portugal perdia por 5-16.

O jogo recomeçou com o Pavilhão Municipal do Luso praticamente cheio e a Roménia retomou a contagem, ao qual se seguiu o golo de Portugal, assinado por Mariana Lopes. Ulisses Pereira fez várias alterações no sete luso, entre as quais Jéssica Ferreira no lugar de Isabel Góis, mas o maior poderio romeno fazia-se sentir. Com 16 minutos decorridos, Jéssica Ferreira fez vibrar o público ao defender um livre de sete metros, com Portugal a manter-se em desvantagem (12-24). Apesar da melhoria significativa, ao longo de toda a segunda parte, as comandadas de Ulisses Pereira já não conseguiram recuperar da desvantagem inicial e perderam por 16-32.

Numa breve análise da partida, Ulisses Pereira começou por dizer que “no último jogo na Rússia, jogámos a um nível como nunca tínhamos jogado secalhar nos últimos anos e fizemos um jogo extraordinário. Aqui, estivemos abaixo do que podemos. A Roménia, logo pela diferença física marca a diferença, a nossa jogadora mais alta tem uma altura inferior à média de alturas delas e isso condiciona muito. Nós estávamos a bater contra um muro”, constatou o selecionador nacional. “Tentámos treinar e trabalhar algumas soluções para ultrapassar isso, mas na primeira parte, ofensivamente estivemos abaixo do que podíamos. Procurámos muito as soluções de remate em cima das jogadoras grandes delas, usámos pouco as nossas pontas e, portanto, secalhar a diferença entre estas equipas podia ser de oito, dez golos e na primeira parte deixámos essa diferença alargar muito e perdemos o jogo logo no início. Por isso, contentes pelo que fizemos na Rússia, descontentes pelo que fizemos hoje aqui, apesar da Roménia ser uma seleção de topo”, concluiu Ulisses Pereira.

Mariana Lopes e Mónica Soares foram as melhores marcadoras de Portugal, com 4 golos cada. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Recorde-se com os dois primeiros classificados do Grupo 4 apuram-se para a fase final do Campeonato da Europa Seniores Femininos, que terá lugar em França, de 30 de Novembro a 16 de Dezembro de 2018.

Calendário da qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Femininos França 2018 (horas portuguesas)

1ª jornada

27.09.17, 17h00 – Roménia : Áustria, 36-25
28.09.17, 17h30 – Rússia : Portugal, 32-25 (13-14)

2ª jornada

30.09.17, 17h00- Áustria : Rússia, 27-25
01.10.17, 15h00 – Portugal : Roménia, 16-32 (5-16>)

3ª jornada – 21/22.3.2018

– Rússia : Roménia
– Portugal : Áustria

4ª jornada – 24/25.3.2018

– Roménia : Rússia
– Áustria : Portugal

5ª jornada – 30/31.5.2018

– Áustria : Roménia
– Portugal : Rússia

6ª jornada – 02/03.6.2018

– Roménia : Portugal
– Rússia : Áustria

Classificação Geral – Grupo 4
1º – Roménia, 4 pontos
2º – Rússia, 2 pontos
3º – Áustria, 2 pontos
4º – Portugal, 0 pontos

Todas as informações sobre a qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Femininos 2018 pode ser consultado em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais