Comissão de Atletas Olímpicos e COP organizam Ações de Formação com o tema Excelência e Performance

PUB

A Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), em colaboração com a Direção de Medicina Desportiva do Comité Olímpico de Portugal (COP) ,irá organizar 2 ações de formação com o tema Excelência e Performance – Contributos da Psicologia para a Otimização do Processo Desportivo.

Cada vez mais, a psicologia desempenha um papel preponderante na performance dos atletas, fazendo-os muitas vezes transcenderem-se em momentos decisivos. Mas a metodologia do treino psicológico, não está ainda enraizada no contexto do processo desportivo, ao contrário do que acontece com outras facetas, também importantes, como sejam por exemplo a nutrição, o repouso ou a gestão da época desportiva. Para tal, é importante aprender de que forma esta ferramenta pode ajudar o atleta, por forma a criar a necessidade de a inserir regularmente no treino do dia a dia.

A ação iniciar-se-á com o enquadramento do papel da Psicologia do Desporto no âmbito do modelo geral da Psicologia e do Processo de Treino Desportivo em particular.

Seguidamente, serão abordados, de forma mais prática/ativa, os contributos da Psicologia do Desporto para a Otimização da Performance e a elevação dos níveis de eficiência em contexto de treino e competição.

Estas ações de formação são exclusivas a Atletas Olímpicos ou integrados no Programa de Preparação Olímpica e para os respetivos treinadores e serão ministradas pela Dr.ª Ana Bispo Ramires. Esta será a oportunidade ideal para ficares a conhecer o apoio que a Direção de Medicina do COP te poderá prestar ao nível da Psicologia.

Informações:

· Lisboa: 19 de Janeiro | 14h – 18h | Sede do COP;
· Porto: 26 de Janeiro | 14h – 18h | Sede da Federação Portuguesa de Canoagem

As inscrições são gratuitas mas limitadas.

Confirma a tua presença preenchendo a ficha de inscrição em https://form.jotformeu.com/73545389635368.

No início das ações será ainda efetuada uma breve apresentação do Programa de Integridade e Prevenção de Manipulação de Competições Desportivas do Comité Olímpico de Portugal, do qual a Federação de Andebol de Portugal é uma das entidades aderentes.

A manipulação de competições desportivas é uma ameaça global à integridade do desporto, nomeadamente para a sua credibilidade e salvaguarda dos seus valores sociais, educativos e culturais em relação à qual o Movimento Olímpico e Desportivo tem vindo a implementar uma política de Tolerância Zero.

“A Manipulação de Competições Desportivas é um acordo, ato ou omissão intencional, que vise uma alteração irregular do resultado ou do desenrolar de uma competição desportiva, a fim de eliminar, no todo ou em parte, a natureza imprevisível da referida competição desportiva, com vista à obtenção de vantagens indevidas para si ou para outrem”

A manipulação de competições desportivas é punível pelos regulamentos desportivos e pela legislação em vigor em Portugal.

Deste programa faz parte um Código de Conduta a implementar pelas Federações Desportivas Nacionais e membros do COP que assinaram a Declaração de Compromisso para a sua implementação nas organizações e modalidades desportivas, tendo em vista uma ação firme e concertada neste domínio de acordo as principais orientações internacionais e o ordenamento jurídico nacional neste âmbito.

Todas as informações sobre o Programa de Integridade e Prevenção de Manipulação de Competições Desportivas pode ser consultado em http://comiteolimpicoportugal.pt/integridade/.

Patrocinadores Institucionais