Qualificação Seleção A Masculina: Portugal confirma favoritismo e impõe-se ao Kosovo

PUB

Portugal confirmou o favoritismo no jogo deste sábado com o Kosovo e venceu por 36-22, numa partida em que Portugal não entrou da melhor forma, mas a meio da primeira parte assumiu definitivamente o comando do jogo e do marcador.

No jogo com o Kosovo, Pedro Portela, João Ferraz, Rui Silva, Daymaro Salina, Gilberto Duarte e Sérgio Barros, com Humberto Gomes na baliza, deram início ao encontro da segunda jornada do Grupo 4 de qualificação para o play-off de acesso ao Mundial de 2019. O primeiro golo da partida foi marcado por Endrit Abdullahi, mas João Ferraz fez, de imediato, o primeiro para os lusos. As igualdades sucederam-se, nos minutos seguintes; com nove minutos, o Kosovo conseguiu alcançar uma vantagem de três golos (6-3), o que levou Paulo Pereira a pedir o primeiro “time-out” da partida. Quatro golos sem resposta de Gilberto Duarte, Rui Silva (2) e Sérgio Barros inverteram a marcha do marcador, colocando Portugal em vantagem pela primeira vez aos 13 minutos (7-6) e, desta feita, foi Taip Ramadani a fazer parar o jogo. No entanto, os comandados de Paulo Pereira anularam os pontos fortes do Kosovo, que tinha cada vez mais dificuldades em chegar à baliza adversária com sucesso. Ao intervalo, Portugal vencia por 17-11.

Com uma reentrada muito forte, Portugal marcou cinco golos sem resposta e aumentou a vantagem lusa para onze golos (22-11). Já tinham decorrido quase oito minutos quando o Kosovo fez andar, novamente, o marcador e foi ainda antes dos dez minutos que o treinador da seleção dos balcãs pediu novo “time-out”. Sem mais alternativas para tentar recuperar, o Kosovo viu-se, ainda, privado de contar com Bujar Ramosaj, que viu o cartão vermelho aos 16 minutos. Até ao final da partida, Portugal geriu e dilatou com tranquilidade a vantagem e, à entrada dos dez minutos finais, vencia por 30-15, saldando as contas da segunda ronda do Grupo 4 com 36-22 no marcador.

Com 5 golos cada, Pedro Portela e Miguel Martins foram os melhores marcadores de Portugal. O boletim de jogo encontra-se aqui, em anexo.

Na conferência de imprensa, Carlos Martingo começou por relembrar que “já ontem o Kosovo causou, na primeira parte, muitas dificuldades à Polónia. Nós também já estávamos a contar que íamos encontrar uma equipa que não ia facilitar nada, que luta por todas as bolas”, explicou. “É verdade que não entramos muito bem, mas depois estabilizamos o jogo. O fator físico também foi importante, porque o Kosovo já ontem tinha fraquejado um pouco e hoje voltou a acontecer e a nossa superioridade veio ao de cima, naturalmente”, constatou o treinador.

Humberto Gomes também referiu que “Não entrámos muito bem no jogo, mas conseguimos perfeitamente saber onde estávamos a errar e, a partir do “time-out”, reencontramo-nos no jogo e isso viu-se no resultado final”, destacou o guarda-redes português.

Sobre o terceiro e último jogo desta qualificação, que será decisivo, com a Polónia, Carlos Martingo garante que “nós queremos ganhar. Sabemos que vamos encontrar uma equipa bastante forte, fisicamente, com alguns atletas acima dos dois metros, que tem uma defesa forte. Nós temos de usar as nossas armas, a velocidade e a inteligência e temos de fazer um jogo completo para conseguir ganhar e com certeza que o vamos conseguir, se estivermos a jogar no limite das nossas capacidades”.

“Temos noção que fizemos dois bons jogos, tínhamos objetivos para cada um deles e foram todos cumpridos. Amanhã teremos uma final que queremos muito, muito, muito e vamos, com certeza, conseguir a vitória”, afirma Humberto Gomes.

POLÓNIA TAMBÉM CONFIRMA FAVORITISMO

No jogo que deu por terminada a segunda jornada do Grupo 4, a Polónia também confirmou o favoritismo no jogo com o Chipre. A equipa de Piotr Przybecki esteve na frente do marcador desde o primeiro minuto e já chegou ao intervalo a ganhar por 23-8. O Chipre nunca conseguiu acompanhar o ritmo de jogo da Polónia, que venceu por expressivo 46-13.

Bilhetes à venda no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim

Os passes de três dias (12€) e os bilhetes diários (5€) podem ser adquiridos na Entrada do Público Sul do Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim nos seguintes dias e horários:

– Domingo, 14 de Janeiro – das 10 horas às 12 horas e a partir das 15 horas

Calendário de Jogos – Torneio de Qualificação para o Play-Off do Mundial Seniores Masculinos Alemanha/ Dinamarca 2019 – Grupo 4

12.01.18 – 6ª feira – 1ª jornada

17h15 – P​olónia : Kosovo, 30:19 (13:12)
19h30 – Portugal : Chipre, 47-16 (22-7)

13.01.18 – sábado – 2ª jornada

18h00 – ​Kosovo : Portugal, 22-36 (11-17)
20h30 – Chipre : Polónia, 13-46 (8-23)

14.01.18 – domingo – 3ª jornada

15h30 – C​hipre : Kosovo
18h00 – Portugal : Polónia – TVI24

Classificação Geral – Grupo 4

1º – Portugal, 4 pontos
2º – Polónia, 4 pontos
3º – Kosovo, 0 pontos
4º – Chipre, 0 pontos

CONTAMOS CONTIGO PARA APOIAR A SELEÇÃO DE TODOS NÓS!

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais