Campeonato Andebol 1: ABC UMinho com vitória frente ao Beleneneses

PUB

Foi no Pavilhão João Rocha, que se jogou o primeiro encontro de sábado, da 22ª Jornada, do Campeonato Andebol 1, com um duelo entre Sporting CP e ADA Maia ISMAI, que terminou com uma vitória leonina, por 35:18.

Cláudio Pedroso inaugurou as contas no marcador para a turma de Hugo Canela mas, rapidamente, a formação orientada por Rui Silva chega ao empate, que durou apenas até aos dois golos, altura em que o Sporting consegue um parcial de 4-0 para o qual o ISMAI não teve resposta. A prestação defensiva dos leões permitiu ao Sporting aumentar a sua eficácia ofensiva através do contra-ataque, e ainda, fazer a gestão do marcador, frente à formação maiata, que foi cometendo algumas falhas técnicas. As equipas saíram para o intervalo com 18:9 no placar. No segundo tempo, o Sporting retornou com o mesmo ritmo, fazendo a gestão do resultado, que terminou a 35:18, com poucos golos sofridos pela turma leonina. Cláudio Pedroso foi o melhor marcador da partida, com 5 golos, para o Sporting. Em declarações, à Sporting TV, o timoneiro do ISMAI, Rui Silva, afirma que “Foi um jogo que o Sporting tornou fácil, causando muitas dificuldades em termos ofensivos, transformando o sucesso defensivo em transições. Não podemos cair nestes erros, temos que conseguir dar um pouco mais de nós.” Já Hugo Canela, treinador do Sporting, reforça o brilhantismo defensivo da sua equipa, “Estivemos muito bem defensivamente o que nos permitiu sair em contra-ataque e vencer o jogo.”
O Sporting segue então na liderança do Campeonato Andebol 1, disputando no dia 14 de Fevereiro a jornada em atraso, em casa, frente ao SL Benfica.

De seguida, o ABC UMinho recebeu, no Flávio Sá Leite, a formação do CF Belenenses, conquistando uma vitória por 25:18. Foi Tomás Albuquerque quem fez as honras para a formação minhota, mas rapidamente a formação de João Florêncio deu a reviravolta no marcador, sendo apenas temporário, com a turma de Jorge Rito a renovar a liderança e a dilatar o resultado no placar, saindo para o intervalo a vencer por 14:9. Na segunda parte, o ABC manteve o ritmo de jogo e conseguiu ampliar a diferença, chegando aos 10 golos de diferença aos 43 minutos, em 21:11. A turma de Belém acusou alguns problemas a nível ofensivo, o que não lhes permitiu discutir o resultado na totalidade, conseguindo ainda reduzir a desvantagem, fechando as contas a 25:18. Hugo Tavares da Rocha foi o artilheiro da partida, com 7 golos, para a formação bracarense. Em entrevista, João Florêncio, treinador do Belenenses, afirma “Fizemos um jogo muito abaixo da nossa capacidade, não conseguimos acertar as questões defensivas, nem nas transições do ABC, que já tínhamos previsto. É preciso o coletivo render mais.” Também Jorge Rito, falou sobre os pontos chave da vitória, “Estivemos que estar muito atentos a todos os pormenores do jogo, que nos permitissem criar uma vantagem, para criarmos algum fôlego para os momentos finais do jogo.” A luta continua assim acesa para os seis primeiros lugares do Campeonato Andebol 1.

O Pavilhão Francisco da Holanda foi palco do encontro entre CD Xico Andebol e AC Fafe, que culminou numa vitória da equipa da casa, por 25:23. Desde cedo que a formação do Xico Andebol tomou as rédeas da partida, começando com um parcial de 3-0, pela mão de Luís Sarmento, sem que a formação de Luís Silva conseguisse recuperar, saindo para o intervalo a perder por 13:9. No segundo tempo, a turma fafense ainda conseguiu a aproximação à formação de Rui Carvalho, mas sem conseguir dar a volta ao marcador, fechado a 25:23. Bruno Landim, com 11 golos, foi o melhor marcador da partida.

Também o Gimnodesportivo de São Bernardo recebeu um jogo muito equilibrado entre CD São Bernardo e Arsenal Devesa, que terminou mesmo empatado, a 29 golos. O jogo começou favorável à formação de João Alves, que conseguiu estar na liderança até na saída para o intervalo a 15:13. Mas acabando por se deixar empatar nos instantes finais a 29 golos. Ulisses Ribeiro, com 9 golos, foi o artilheiro de serviço para a formação da casa.

No fecho do dia, o FC Porto recebeu o Águas Santas Milaneza, no Dragão Caixa, conquistando uma vitória por 32:25. O primeiro tempo foi muito equilibrado, com a formação de Rolando Freitas a entrar a marcar, mas o FC Porto conseguiu responder, e a partir de então os empates foram sucessivos, embora com algumas vantagens, que foram até dois golos, da equipa de Lars Walther. Os dragões conseguiram sair para o intervalo a vencer por 15:13 e retornaram para a segunda parte em grande ritmo, conseguindo criar distância no marcador, o que foi mantido até ao apito final, a 32:25. André Rei, com 8 golos, foi o melhor marcador para a formação de Águas Santas. Em declarações ao Porto Canal, Rolando Freitas falou sobre a falta de Elias António, jogador nuclear na sua formação e das dificuldades que atravessou durante o jogo, “O início da segunda parte foi determinante, em superioridade numérica não conseguimos marcar. Sabíamos que haviam pontos chave no jogo mas não conseguimos superar esses pontos.” Também Lars Walther, timoneiro da formação azul e branca, falou sobre a importância de uma vitória, após o desaire frente ao Sporting, “Fomos melhores no segundo tempo, foi difícil levantar depois do último jogo, mas conseguimos, embora ainda tenhamos muito trabalho pela frente.”

A 22ª jornada completa-se com o jogo entre Madeira Sad e AA Avanca, adiado para 28 de Fevereiro, às 19h00.

Campeonato Andebol 1 – 22ª jornada

07.02.18, 21h00 – Boa-Hora FC/ROFF : SL Benfica, 32:35 (17:17)
10.02.18, 15h00 – Sporting CP : ADA Maia ISMAI, 35:18 (18:9)
10.02.18, 17h00 – ABC/UMinho : CF Belenenses, 25:18 (14:9)
10.02.18, 18h00 – CD Xico Andebol : AC Fafe, 25:23 (13-9)
10.02.18, 18h00 – CD São Bernardo : Arsenal C. Devesa, 29:29 (15:13)
10.02.18, 18h30 – FC Porto : Águas Santas Milaneza, 32:25 (15:13)
28.02.18, 19h00 – AM Madeira A. Sad : AA Avanca

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais