Centro Desportivo Juve Lis recebe Qualificação para o Campeonato do Mundo Sub20 Feminino

PUB

Na tarde desta terça-feira, 13 de Março, foi apresentado o Torneio de Qualificação para o Campeonato do Mundo Sub20 Feminino, que conta com a presença das Seleções Nacionais de Sub20 de Portugal, Espanha, Áustria e Bulgária.

A Conferência de Imprensa contou com a presença de Raul Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria, de Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, do selecionador nacional, Ulisses Miguel Pereira e, ainda, do Vereador do Desporto da autarquia, Carlos Palheira.

As duas entidades organizadoras deste importante Torneio de Qualificação, através dos seus representantes máximos, aproveitaram a ocasião para assinar o Protocolo de Parceria de organização do evento, que se realiza nos dias 23, 24 e 25 de Março. O Centro Desportivo Juve Lis será o palco dos seis jogos da qualificação.

Raul Castro começou por referir que “da parte do Município, queremos fazer a projeção de Leiria, trazer mais gente a Leiria, dar oportunidade aos leirienses de assistir ao Andebol de alta competição e, também, servir de incentivo às atletas do concelho e da região”. O Presidente da autarquia relembra, ainda, que “o andebol feminino tem aqui uma expressão interessante, são vários os clubes na região com prática de andebol feminino, temos atletas que têm sido internacionais, há um trabalho, feito pelos clubes, de excelência”, apelando ao apoio de todos os portugueses.

O Presidente da FAP salientou que “é muito importante ter aqui esta fase de apuramento. O distrito de Leiria é um ambiente de andebol por sua natureza, e no feminino muito em particular. É com todo o entusiasmo, prazer, convicção e esperança que este seja um espaço de felicidade para a seleção feminina de Sub20 e que possamos estar no Campeonato do Mundo a decorrer na Hungria”.

O momento foi, também, de divulgação da convocatória e Ulisses Miguel Pereira deu a conhecer as 16 atletas que vão integrar a Seleção Nacional de Juniores A Femininas, que irá disputar o Torneio de Qualificação – conforme a convocatória, em anexo.

“Teoricamente, há uma seleção mais forte e uma seleção menos forte. A seleção espanhola é claramente a grande favorita ao apuramento”, começou por recordar Ulisses Miguel Pereira. “A seleção da Bulgária é a que conhecemos menos bem, à partida será a seleção com menos ambições e quererá fazer uma surpresa, naturalmente e teremos de estar precavidos quanto a isso, mas será provavelmente o outsider desta qualificação. E depois há a seleção austríaca, que terá ambições muito semelhantes à seleção portuguesa”, considera o selecionador nacional, relembrando que são duas as seleções que se apuram para a fase final do Mundial de Sub20.

“A questão de jogarmos em casa pode fazer a diferença”, faz notar o técnico, que deixa um desafio ao público de Leiria: “Não deixem para o último dia, porque o nosso último desafio é contra a Bulgária e é possível, até, que as coisas já estejam decididas nesse dia. Sexta e sábado serão os dias das grandes decisões”, antecipa.

A Seleção Nacional de Juniores A Femininas, sob orientação de Ana Seabra, concentra-se a 15 de Março, quinta-feira, já em Leiria, para dar início ao estágio de preparação para a Qualificação. Portugal disputa com Espanha, Áustria e Bulgária as duas vagas do Grupo 1 que dão acesso à fase final do Campeonato do Mundo Sub20 Feminino, que será de 1 a 15 de Julho de 2018, na Hungria.

Para além das quatro Seleções Nacionais, vão estar, em Leiria, duas duplas de árbitros – Mihai Marian Pirvu/ Radu Mihai Potirniche (Roménia) e Stephen Martens/ Angelo Verdonck (Bélgica) – e um delegado, Henrik Mäkinen (Suécia), nomeados pela Federação Europeia de Andebol (EHF).

A entrada no Centro Desportivo Juve Lis é livre.

Todos os jogos serão transmitidos em direto pela Andebol TV.

Calendário de Jogos – Grupo 1 – Qualificação para o Campeonato do Mundo Sub20 Feminino

Sexta-feira, 23/03/2018

18h45 – Áustria : Bulgária – Andebol TV
21h00 – Portugal : Espanha – Andebol TV

Sábado, 24/03/2018

16h00 – Espanha : Bulgária – Andebol TV
18h15 – Portugal : Áustria – Andebol TV

Domingo, 25/03/2018

14h30 – Espanha : Áustria – Andebol TV
16h45 – Bulgária : Portugal – Andebol TV

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais