FAP marcou presença na comemoração do Dia Mundial da Atividade Física 2018

PUB

No âmbito do Dia Mundial da Atividade Física 2018, a Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física promoveu, na manhã desta sexta-feira, dia 20 de Abril, entre as 10h00 e as 13h00, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, uma sessão comemorativa, na qual foi apresentado o Plano de Ação Nacional para a Atividade Física.

As comemorações tiveram início com um percurso de bicicleta, junto ao Rio Tejo e passaram para o auditório do Padrão dos Descobrimentos.

Na sessão de abertura, discursaram Sónia Paixão, Diretora do Departamento de Atividade Física e Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Fernanda Campos, Subinspetora-Geral da Autoridade para as Condições do Trabalho, Fernando Araújo, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, José Gaspar Arruda, Presidente da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, Pedro Pauleta, Diretor da Federação Portuguesa de Futebol e Filipa Bernardino, dinamizadora do Ciclo Expresso do Oriente.

Depois de uma “pausa ativa”, onde todos os presentes foram convidados a fazer alguns exercícios físicos, teve início a sessão de promoção da Atividade Física e do Desporto em Portugal.

Augusto Baganha, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, apresentou o Programa Nacional de Desporto para Todos e, durante a sua intervenção, destacou e enalteceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Federação de Andebol de Portugal, através do seu projeto Andebol 4 All, evidenciando o Andebol para Cidadãos Privados de Liberdade.

Seguiu-se a intervenção de José Vitor Pedroso, Diretor-Geral da Educação, que falou sobre Educação e Atividade Física e, depois, Pedro Teixeira, Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde, deu a conhecer o relatório sobre o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física: Desafios e Estratégias 2018.

A finalizar o evento, foi apresentado o Plano de Ação Nacional para a Atividade Física, por Romeu Mendes, Coordenador da Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física e Odete Fiúza, Jurista do Instituto Nacional para a Reabilitação.

Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, teve a honra de encerrar a sessão comemorativa.

Patrocinadores Institucionais