Portugal não consegue impor-se à Suíça no segundo e último jogo de preparação

PUB

Foi com Carlos Martins, João Ferraz, Rui Silva, Daymaro Salina, Gilberto Duarte, Carlos Martins e Hugo Figueira que Portugal alinhou no segundo jogo de preparação frente à Suíça, que até marcou primeiro, por Lukas Maros. Gilberto Duarte fez os dois primeiros para Portugal, mas a seleção lusa não entrou com a melhor das eficácias e, aos dez minutos, perdia 3-6. Hugo Figueira fez vibrar o muito público que se deslocou ao Multidesportos Dr. Mário Mexia, com várias defesas seguidas, mas os suíços foram segurando a vantagem. No decorrer da primeira parte, pouco a pouco, Paulo Pereira fez entrar Pedro Portela, Jorge Silva, Alexis Borges, Alexandre Cavalcanti, Miguel Martins, Tiago Rocha e, ainda, Alfredo Quintana, para a baliza; de igual forma, do lado da Suíça, as substituições também foram acontecendo, mas os lusos continuavam com alguma dificuldade em passar pela forte defesa adversária. Aos 23 minutos, Alexis Borges atirou à trave, na ocasião que valia o empate, mas Quintana continuou a negar o golo à Suíça e, no minuto seguinte, foi Pedro Portela a igualar as contas (10-10). Apesar de estarem com menos um – devido à exclusão de Alexis Borges – os lusos passaram para a frente do marcador pela primeira vez aos 26 minutos (11-10) e Portugal foi para o intervalo a ganhar 12-11.

O jogo recomeçou com Paulo Pereira a fazer alterações no sistema defensivo de Portugal, mas a Suíça – com jogadores diferentes – fez o empate. Tiago Rocha fez os dois primeiros golos para a equipa das quinas, na segunda parte. Depois de algum equilíbrio nos primeiros minutos, Portugal voltou a adiantar-se e, a meio do segundo tempo, seguia na frente (18-17), mas a Suíça conseguiu dar a volta ao resultado (18-19). Com cinco minutos para jogar, os lusos tinham uma desvantagem de dois golos (20-22) e com golos de Miguel Martins e Gilberto Duarte, Portugal voltou a empatar as contas. Nuns emocionantes minutos finais, a Suíça, a três segundos do fim, marcou o golo que valeu o segundo triunfo, também pela diferença mínima: 22-23.

Miguel Martins foi o melhor marcador de Portugal, com 4 golos. O boletim de jogo pode ser aqui consultado, em anexo.

No final do jogo, em conferência de imprensa, Paulo Pereira começou por referir que “foi um jogo intenso, de altíssimo nível, ótimo, houve coisas muito bonitas e, sobretudo, uma prestação defensiva de ambas as equipas relativamente boa, até pelo número de golos que houve no jogo”. O selecionador nacional acrescentou, ainda, que “houve alguns detalhes que podíamos ter feito melhor”. Em jeito de conclusão, o técnico disse que “acabaram por ser dois jogos de altíssima exigência, em termos mentais, porque hoje, sobretudo, obrigou-nos a regressar à forma como temos jogado, em termos de entrega. Hoje tivemos todos entregues ao jogo e não conseguimos vencer e o mérito esteve muito na forma como a Suíça jogou e como conseguiu ter aquela frieza de chegar ao fim do jogo e acabar por vencer”.

Recorde-se que Portugal irá encontrar a Sérvia no Play-Off para o Campeonato do Mundo – Alemanha / Dinamarca 2019, com o primeiro jogo na Sérvia, a 10 de Junho e o segundo em terras lusas, a 14 de Junho. O vencedor do Play-Off vai à fase final do Campeonato do Mundo – Alemanha / Dinamarca, em Janeiro de 2019.

Calendário de jogos – Pavilhão Dr. Mário Mexia – Coimbra

04.04.18, 18h30 – Portugal : Suíça, 27-28 (14-13)
06.04.18, 19h30 – Portugal : Suíça, 22-23 (12-11)

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter

Patrocinadores Institucionais