Portugal não passa com a Suíça no primeiro dos dois jogos particulares

PUB

Portugal recebeu a Suíça esta quarta-feira, 4 de Abril, no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, no primeiro de dois jogos de preparação para o Play-Off de Junho próximo.

No sete inicial de Portugal, Paulo Pereira fez alinhar Humberto Gomes na baliza, Pedro Portela, Jorge Silva, Rui Silva, Daymaro Salina, Alexandre Cavalcanti e Diogo Branquinho; os lusos inauguraram o marcador, com um golo de Cavalcanti e o empate surgiu na resposta. Os primeiros minutos foram de grande equilíbrio e, aos 7 minutos, Portugal alcançou a primeira vantagem de dois golos. Com um parcial de 0-3, a Suíça deu a volta ao marcador (5-6), mas, aos onze minutos, o conjunto luso já tinha recuperado a liderança (7-6). Aos 14 minutos, Paulo Pereira pediu o primeiro “time-out”, já com Miguel Martins no lugar de Rui Silva, que fez o 8-7 para Portugal. Os suíços passaram, novamente, para a frente (8-9), mas foi a vez de Portugal somar três golos sem resposta e assumir, uma vez mais, a frente do marcador (11-9), numa altura em que Hugo Figueira já defendia a baliza de Portugal. Os helvéticos, que também fizeram várias mudanças na equipa ao longo da primeira parte, voltaram a anular a diferença (11-11) e ainda antes do intervalo, o treinador Matthias Gysin pediu um “time-out” e Portugal foi para o descanso a ganhar 14-13.

Entrou melhor a Suíça, no segundo tempo (15-18) e foi já com dez minutos jogados que Diogo Branquinho voltou a empatar as contas (19-19). Portugal voltou a adiantar-se (22-19), mas a Suíça reagiu e voltou a inverter a marcha do marcador (22-23), à entrada dos dez minutos finais. Com cinco minutos para jogar e com 24-26 no placard, Portugal ficou em vantagem numérica e repôs a igualdade (26-26). A poucos segundos do fim, Gilberto Duarte foi excluído e Portugal não evitou a derrota por 27-28.

No final do jogo, Paulo Pereira começou por reconhecer que “a Suíça mereceu ganhar porque jogou imensamente melhor que nós. Fizeram doze golos de contra-ataque, nós já não perdíamos, na questão da transição, creio que há dois anos ou se perdemos, foi por margens mínimas, hoje sofremos doze golos de contra-ataque e marcámos cinco”, analisou.

Em relação ao próximo jogo, o selecionador nacional garante que “temos que dar uma resposta, já na sexta-feira, mas sobretudo vamos dar uma resposta em Junho, com a Sérvia”.

Com três golos cada, Tiago Rocha, Miguel Martins, Alexandre Cavalcanti e Alexis Borges foram os melhores marcadores lusos. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Portugal e Suíça voltam a entrar em campo no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra, na sexta-feira, 6 de Abril, às 19h30, numa partida com transmissão em direto e exclusivo na TVI24. A entrada é livre.

No dia 6 de Abril, às 16 horas, na Praça dos Heróis do Ultramar, vai realizar-se, também, um Torneio de Andebol de Rua, com participação gratuita para todos os jovens.

Recorde-se que Portugal irá encontrar a Sérvia no Play-Off para o Campeonato do Mundo – Alemanha / Dinamarca 2019, com o primeiro jogo na Sérvia, a 10 de Junho e o segundo em terras lusas, a 14 de Junho. O vencedor do Play-Off vai à fase final do Campeonato do Mundo – Alemanha / Dinamarca, em Janeiro de 2019.

Calendário de jogos – Pavilhão Dr. Mário Mexia – Coimbra

04.04.18, 18h30 – Portugal : Suíça, 27-28 (14-13)
06.04.18, 19h30 – Portugal : Suíça – TVI24

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter

Patrocinadores Institucionais