SIR 1º Maio/ADA CJ Barros é a primeira finalista da Taça de Portugal Seniores Femininos

PUB

Foi com grande apoio na bancada que teve início, às 15 horas, a primeira meia-final da Taça de Portugal Seniores Femininos, no Pavilhão Dr. Francisco Gomes da Costa, em Vila Pouca de Aguiar.

Bárbara Ferreira inaugurou o marcador para o SIR 1º Maio/ADA CJ Barros e foi já com quase três minutos jogados que o Maiastars, pelas mãos de Maria Cerqueira, fez o 1-1; aos cinco minutos, a equipa orientada por Paulo Félix saiu na frente (1-3), mas as maiatas depressa anularam a diferença. O jogo seguiu com grande equilíbrio e, aos 12 minutos, o Maiastars ficou em inferioridade numérica, com Maria Cerqueira a ver a primeira exclusão do encontro e o SIR 1º Maio/ADA CJ Barros aproveitou e voltou a adiantar-se (4-6). Reposta a igualdade, foi a vez da formação da Marinha Grande ficar reduzida a seis, com Miriam Almeida a ser excluída. Aos 19 minutos, com dois golos seguidos, o Maiastars passou, pela primeira vez, para a frente do marcador (9-7) e Paulo Félix pediu o primeiro “time-out” da partida. O SIR 1º Maio/ADA CJ Barros reduziu até à diferença mínima mas voltou a ficar em inferioridade numérica, com 22 minutos jogados e o Maiastars não desperdiçou a oportunidade de alargar a vantagem (11-8). Com um golo mesmo em cima do apito final, o SIR 1º Maio/ADA CJ Barros voltou a equilibrar as contas e as duas equipas foram para o intervalo empatadas a 12 golos.

O SIR 1º Maio/ADA CJ Barros voltou a entrar melhor, na partida, a sair novamente na frente do marcador (12-15), o que levou José Carlos Ribas a pedir um “time-out” ainda antes dos dez minutos; com efeito, o Maiastars fez, também, um parcial de 3-0 e voltou a empatar a 15 golos. O jogo seguiu com velocidade e grande equilíbrio, que se traduziu em constantes igualdades. Com 8 minutos para jogar e 20-20 no marcador, Paulo Félix voltou a pedir um “time-out” – imediatamente após o Maiastars ter falhado um livre de sete metros – e o conjunto leiriense voltou a assumir a frente (20-22). Até ao final do jogo, o SIR 1º Maio/ADA CJ Barros já não perdeu a liderança e venceu o Maiastars por 24-26.

Maria Cerqueira (Maiastars), com 9 golos, foi a melhor marcadora desta meia-final. O boletim de jogo pode ser consultado no Portal, em Competições – Competições Nacionais.

Assim, o SIR 1º Maio/ADA CJ Barros conquistou a primeira vaga na final da Taça de Portugal Seniores Femininos, que se realiza já amanhã, domingo, 20 de Maio, às 15 horas, no Pavilhão Dr. Francisco Gomes da Costa. A entrada é livre e a Final tem transmissão em direto no Porto Canal e Andebol|TV.

No final do jogo, em declarações à Andebol|TV, o treinador do Maiastars referiu que “a equipa, hoje, cometeu alguns erros não habituais”. José Carlos Ribas disse, ainda, que “houve muitos momentos em que estivemos bem, mesmo em termos de ataque, outros nem tanto, fomos equilibrando o jogo e estivemos à frente, fundamentalmente na primeira parte. Na segunda parte, onde costumamos ser mais fortes, até nas questões defensivas, cometemos erros demasiados para uma equipa que quer ganhar”.

Paulo Félix afirmou que “esta meia-final foi extremamente difícil, como já estávamos à espera. Na primeira parte não defendemos o nosso normal e acho que as nossas melhorias passam claramente por isso, pela questão defensiva na segunda parte, em que conseguimos defender. E o facto de conseguirmos defender permitiu-nos fazer alguns contra-ataques e alguns golos de transição que acabaram por ser muito importantes”. Ainda sem conhecer o adversário da final, o treinador do SIR 1º Maio/ADA CJ Barros começou por referir que “já sabemos que vamos apanhar uma das duas melhores equipas do campeonato, mas, como é óbvio, vamos fazer tudo por tudo para vencer. Não há outra forma de encarar um jogo que é uma final da Taça de Portugal, portanto vamos lutar até ao limite das nossas forças”, assegura o técnico.

Beatriz Sousa abriu a contagem, na segunda meia-final da Taça de Portugal Seniores Femininos, entre Madeira Sad, atual campeão nacional e Colégio de Gaia/Toyota, que defende o troféu conquistado na época passada. Carolina Monteiro fez o 1-1, numa partida que, como se esperava, foi muito disputada. Com dez minutos decorridos, o Madeira Sad assumia o comando do marcador (6-3), mas as comandadas de Paula Marisa Castro reagiram e conseguiram, aos 17 minutos, dar a volta ao resultado, com um golo de Ana Gante (7-8). À entrada dos dez minutos finais, o conjunto madeirense recuperava a liderança (10-8). Até ao intervalo, o Colégio de Gaia/Toyota ainda esteve, novamente, na frente, mas ao intervalo a vantagem era do Madeira Sad: 13-12.

O jogo retomou a um ritmo mais pausado, com as duas defesas a sobreporem-se aos ataques. O Madeira Sad foi segurando uma curta vantagem que, a meio da segunda parte, era de três golos (17-14). O Colégio de Gaia/Toyota foi encontrando mais dificuldades em chegar à baliza adversária, bem guardada por Isabel Góis e a formação orientada por Sandra Fernandes foi dilatando a vantagem no marcador e, a dez minutos do fim, ganhava por 20-15. A equipa de Gaia reduziu para 20-17 e Sandra Fernandes reagiu, de imediato, com um “time-out”. Com pouco mais de dois minutos para jogar e a perder 22-19, Paula Castro fez alterações no sistema defensivo, na tentativa de dar a volta ao resultado. O Colégio de Gaia/Toyota reduziu até à diferença mínima, 23-22, com vinte segundos para jogar; Sandra Fernandes pediu o último “time-out” e o Madeira Sad já não deixou escapar a vitória e repete, assim, a presença na final da Taça de Portugal Seniores Femininos.

Mónica Soares (Madeira Sad) e Carolina Monteiro (C. Gaia/Toyota) foram as melhores marcadoras, com 7 golos cada. O boletim de jogo está disponível para consulta no Portal em Competições – Competições Nacionais.

Em declarações à Andebol|TV, Paula Castro garantiu que “tudo fizeram para ser possível, perante estas adversidades que tivemos este ano, para vencer esta partida. Ficou aqui a prova que isto era possível. Parabéns ao Madeira Sad e para o ano tentaremos novamente estar aqui e na final do Campeonato Nacional”, garantiu a treinadora.

Sandra Fernandes começou por dizer que “foi um jogo muito tático. Tanto a professora Paula Marisa, como do nosso lado, procurou a decisão em pormenores” e reconhece que “a vitória nos acenta muito bem, as minhas jogadoras foram, mais uma vez, guerreiras”. Antecipando a final, a treinadora da equipa madeirense refere que “vamos defrontar uma equipa que, nos últimos jogos, tem crescido muito em termos defensivos. É uma equipa que tem bons valores, o Paulo Félix é um bom treinador e eu penso que vai ser um jogo muito competitivo. E é uma final e as finais são sempre disputadas com a qualidade das jogadoras mas também com a emoção”, destaca.

Calendário e resultados – Final Four da Taça de Portugal Seniores Femininos

Sábado, 19.05.2018 – Meias-Finais

15h00 – Maiastars : SIR 1º Maio/ADA CJ Barros, 24-26 (12-12)
17h00 – Madeira Sad : Colégio de Gaia/Toyota, 23-22 (13-12)

Domingo, 20.05.2018 – Final

– 15h00 – SIR 1º Maio/ADA CJ Barros : Madeira Sad – Porto Canal / Andebol|TV

Vê aqui a reportagem da ANDEBOL|tv.

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais