SL Benfica conquista 6ª Taça de Portugal

PUB

A festa no Pavilhão Municipal do Peso da Régua terminou de vermelho e branco, com o SL Benfica a conquistar a Taça de Portugal 2017/ 2018, naquele que é o sexto troféu dos encarnados.

Foi com a emoção à flor da pele, algum nervosismo e ansiedade que arrancou o dérbi que decidiu a Taça de Portugal no Pavilhão Municipal do Peso da Régua, completamente lotado e com muito apoio para Benfica e Sporting nas bancadas. Alexandre Cavalcanti e Davide Carvalho deram ao SL Benfica uma vantagem inicial de 3-0. Pedro Solha fez o primeiro dos “leões” já perto do minuto cinco e, depois de acertar algumas falhas, o Sporting CP conseguiu, pouco a pouco, aproximar o resultado e, em cima dos 12 minutos, chegou ao empate pelas mãos de Edmilson Araújo (5-5). Hugo Figueira negou o golo ao adversário e os encarnados, a conseguir sair em contra-ataque, voltaram a mostrar maior eficácia (7-5). As duas defesas acusavam algum nervosismo, que se traduzia num maior número de falhas técnicas e os comandados de Hugo Canela tiveram mais dificuldades em passar, com sucesso, pela defesa encarnada. Aos 28 minutos, Nuno Grilo (SLB) viu o cartão vermelho, por acumulação de exclusões. No final da primeira parte, o Benfica vencia por 15-10.

Matevz Skok foi o protagonista do primeiro momento alto da segunda parte, ao defender um contra-ataque de Davide Carvalho; também do lado do Benfica, Miguel Espinha entrou para negar o golo a Nikcevic, num livre de sete metros. Já se tinham jogado quase cinco minutos quando surgiu o primeiro golo, na segunda parte, apontado por Tiago Rocha. Sem diminuir de intensidade, a partida continuou com golos dos dois lados do campo. Com dez minutos jogados, a equipa de Carlos Resende segurava uma vantagem de quatro golos, que a turma da Luz conseguiu dilatar para sete golos (22-15). Aos 22 minutos, Hugo Canela fez alterações no sistema defensivo, na tentativa de aproximar o resultado (26-19); na mesma altura, Ivan Nikcevic viu o cartão vermelho. No entanto, até ao final do jogo, o Sporting CP já não conseguiu recuperar e o SL Benfica confirmou o triunfo, por 31-24 e a conquista da Taça de Portugal.

Destaque para os nove golos apontados por Davide Carvalho (SLB). O boletim de jogo pode ser consultado no Portal, em Competições – Competições Nacionais.

Mal terminou a partida, fez-se a festa, com a cerimónia de entrega de prémios. Rui Taboada, presidente da Associação de Andebol de Vila Real, entregou lembranças a toda a equipa de arbitragem presente na Final Four da Taça de Portugal Seniores Masculinos e ainda à Associação Desportiva de Godim, o clube local, à Federação de Andebol de Portugal e à autarquia do Peso da Régua.

Depois, António Marreiros, presidente do Conselho de Arbitragem da FAP entregou lembranças à equipa de arbitragem. Seguiu-se a entrega de lembranças de agradecimento pela organização do evento à AD Godim e à AA Vila Real e uma troca de lembranças entre a FAP e a autarquia local.

Miguel Fernandes, diretor executivo da FAP e Eduardo Pinto, vereador da CM Peso da Régua, fizeram a entrega das medalhas ao Sporting CP. A taça foi, também, entregue pelo vereador da autarquia.

José Manuel Gonçalves, Presidente da CM Peso da Régua e Miguel Laranjeiro, Presidente da FAP, entregaram as medalhas e a Taça ao SL Benfica, equipa vencedora da Taça de Portugal 2017 /2018.

HUGO CANELA (SCP): “BENFICA FOI UM JUSTO VENCEDOR”

Na conferência de imprensa, o treinador do Sporting CP deu os parabéns ao SL Benfica, que considerou “um justo vencedor. Mereceram ganhar e estão de parabéns pelo excelente jogo que fizeram”. Sobre o jogo, Hugo Canela disse que “o Benfica tem um jogo completamente diferente do Porto, uma defesa completamente diferente. Nós, em quatro confrontos com o Benfica este ano, conseguimos ter o discernimento de não querer resolver as coisas individualmente, porque o Benfica tem uma defesa muito agressiva. Hoje não conseguimos”.

PEDRO PORTELA (SCP): “NÃO ENTRAMOS BEM NO JOGO”

“Não entrámos bem no jogo”, começou por dizer Pedro Portela, que hoje fez o último jogo pelo Sporting CP. “Não foi assim que preparámos o jogo durante a semana. Não entrámos focados no jogo, deixá-mo-nos levar na onda de um Benfica agressivo”, referiu o atleta.

CARLOS RESENDE (SLB): “A EQUIPA DEFENDEU MUITO BEM”

Também na conferência de imprensa, Carlos Resende começou por dizer que “hoje a equipa defendeu muito bem. Os jogadores estiveram francamente bem na defesa e se tivesse de destacar alguma fase do jogo, destacaria exatamente essa, a defesa, principalmente na primeira parte, onde o resultado estava 15-10 a nosso favor”. O técnico benfiquista disse, ainda, que “quando se trabalha na defesa, o ataque acaba por ter mais segurança, acaba até por fluir melhor. O que fizemos foi tentar defender muito bem porque o Sporting não está habituado a correr atrás do resultado e tentámos colocar-lhes um problema diferente, o que os jogadores fizeram muito bem e estão de parabéns”

PEDRO SEABRA (SLB): “O BENFICA MOSTROU QUE TEM MUITA QUALIDADE”

“Hoje o Benfica mostrou que tem muita qualidade, que trabalhou muito e bem ao longo da época, desde o primeiro dia”, destacou Pedro Seabra. “Infelizmente não conseguimos devolver ao clube o título de campeão nacional que tanto queríamos, mas acabamos por ganhar aquela que é a segunda maior competição em Portugal e precisamente contra a equipa que acabou por ganhar o campeonato e num jogo em que conseguirmos demonstrar que também temos as nossas armas”.

HUGO FIGUEIRA (SLB): “FOMOS UNS VERDADEIROS GUERREIROS NA DEFESA”

O guarda-redes do SL Benfica também considerou que “Hoje vencemos o jogo na defesa, estivemos muito bem a parar os jogadores importantes do Sporting e fomos uns verdadeiros guerreiros na defesa. E depois torna-se mais fácil no ataque, não jogar sobre brasas e ter sempre que marcar. A chave foi lá atrás, na defesa”, garantiu Hugo Figueira, emocionado.

Vê aqui a reportagem da ANDEBOL|tv.

Calendário e resultados dos Jogos – Final Four da Taça de Portugal Seniores Masculinos

Sábado, 26.05.2018 – Meias-Finais

15h00 – SL Benfica : FC Gaia/Petrovaz Lda, 33-29 (15-13)
17h30 – FC Porto : Sporting CP, 21-30 (11-15)

Domingo, 27.05.2018 – Final

18h00 – SL Benfica : Sporting CP, 31-24 (15-10)

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais