Taça de Portugal Seniores Masculinos: SL Benfica vence FC Gaia/Petrovaz Lda e está na final

PUB

A primeira meia-final foi uma partida com duas partes distintas – o FC Gaia/Petrovaz Lda entrou melhor e esteve por cima, no jogo, até aos 25 minutos, altura em que o SL Benfica chamou a si o comando do jogo e do marcador, que já não voltou a perder até ao final do encontro, confirmando o triunfo por 33-29.

No Pavilhão Municipal do Peso da Régua, o FC Gaia/Petrovaz Lda entrou a todo o gás, a vencer 0-2 e segurou a vantagem até aos 8 minutos, altura em que Davide Carvalho empatou a 4 golos. Foi a equipa de Ricardo Costa que voltou a adiantar-se no marcador (4-6), já depois de David Sousa ter entrado para defender um livre de sete metros. O SL Benfica continuou com dificuldades sobretudo ao nível do ataque, perante uma defesa muito apertada, enquanto o conjunto de Gaia aproveitou as falhas na defesa benfiquista para se distanciar no marcador e, aos 18 minutos, vencia por 7-10. O FC Gaia/Petrovaz Lda conseguiu segurar a vantagem até aos 25 minutos, minuto em que os encarnados passaram, pela primeira vez, para a frente do marcador (13-12) e foram mesmo para o intervalo a ganhar por 15-13.

No segundo tempo e com várias alterações no plantel, a equipa de Carlos Resende – que não fez entrar Paulo Moreno e Hugo Figueira, por opção, conseguiu ganhar distância no marcador (23-18). O FC Gaia/Petrovaz Lda, por outro lado, com mais falhas técnicas, começou a ter mais dificuldades em chegar com eficácia à baliza adversária. Os pupilos de Ricardo Costa, que nunca deixaram de discutir o resultado, aproveitaram da melhor forma o facto do adversário estar a jogar com guarda-redes adiantado e aproximaram o resultado até aos 28-26, aos 24 minutos, voltando a pressionar os encarnados. No entanto, o Benfica acabou por confirmar o favoritismo com que chegou à meia-final, frente à única equipa da 2ª Divisão que chegou a esta Final Four e venceu por 33-29, garantindo a presença na final da Taça de Portugal Seniores Masculinos 2017/ 2018.

Eduardo Mendonça (FC Gaia/Petrovaz Lda), com 9 golos e Belone Moreira (SLB), com 8, foram os melhores marcadores desta meia-final. O boletim do jogo pode ser consultado no Portal, em Competições – Competições Nacionais.

Na conferência de imprensa realizada após o jogo, Ricardo Costa começou por dar os parabéns ao adversário e dizer que “existia sempre o sonho e o nosso objetivo foi, durante estes dois meses, trabalharmos para alavancar a nossa passagem à Final Four e podermos trabalhar melhor, com um objetivo e esses dois meses serviram para nos fortalecermos como equipa, acreditarmos que podíamos fazer alguma coisa de bonito aqui. Não queríamos chegar à Régua e vir passear, queríamos dignificar a meia-final. Pese embora sermos uma equipa da segunda divisão, existe valor do nosso lado, uma equipa jovem, mas o ser jovem não retira mais qualidade ou menos qualidade. A minha equipa hoje demonstrou que tem qualidade, fez um bom jogo e quero dar os parabéns aos meus atletas, porque tenho aprendido cada vez mais com eles”.

Carlos Resende também começou por enaltecer o jogo do FC Gaia/Petrovaz Lda:“Parabéns porque hoje o Gaia jogou em casa, não era a equipa pequena, era a equipa grande, em termos de apoiantes”. O treinador do SL Benfica acrescentou ainda que “quanto à estratégia que trouxemos para este jogo, era procurar de alguma forma condicionar a primeira linha do Gaia, porque tinham uma primeira linha que é bastante móvel e que muitas das vezes não é frequente isso acontecer na primeira divisão, com miúdos inteligentes a jogar e que são bons fintadores para além de rematadores”, explicou.

Sobre o possível adversário da final, o técnico benfiquista garante que “não tem qualquer preferência. Eu tenho preferência que os meus jogadores entrem amanhã com tudo aquilo que têm para jogar”.

Os vencedores das meias-finais voltam a entrar em campo no Pavilhão Municipal do Peso da Régua, no domingo, às 18 horas. A final é transmitida em direto pela TVI 24.

Vê aqui a reportagem da ANDEBOL|tv.

Calendário de Jogos – Final Four da Taça de Portugal Seniores Masculinos

Sábado, 26.05.2018 – Meias-Finais

15h00 – SL Benfica : FC Gaia/Petrovaz Lda, 33-29 (15-13)
17h30 – FC Porto : Sporting CP – TVI 24

Domingo, 27.05.2018 – Final

– 18h00 – SL Benfica : Sporting CP – TVI 24

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais