Taça de Portugal Seniores Masculinos: Sporting CP ganha ao FC Porto e garante a final

PUB

A Taça de Portugal Seniores Masculinos 2017/ 2018 vai ser decidida com um dérbi entre SL Benfica – que venceu o FC Gaia/Petrovaz Lda – e o Sporting CP, que levou a melhor sobre o FC Porto, na segunda meia-final.

O Pavilhão Municipal do Peso da Régua encheu totalmente para receber as duas equipas semi-finalistas da Taça de Portugal. André Gomes inaugurou o marcador, no primeiro de muitos golos de um início de jogo muito intenso e equilibrado. A equipa de Hugo Canela ganhou vantagem ainda antes dos 10 minutos (3-5), mas da resposta portista surgiu novo empate. Perto da metade da primeira parte, os “leões” voltaram a sair na frente (5-8) e, a partir daí, a equipa orientada por Carlos Martingo deparou-se com dificuldades em travar o jogo rápido no qual o Sporting apostava, com sucesso e, ao intervalo, os campeões nacionais venciam por 11-15.

A partida recomeçou com o Sporting CP em inferioridade numérica, fruto da exclusão de Kopco nos últimos segundos do primeiro tempo, mas o marcador só voltou a mexer já estavam decorridos dois minutos e meio. Três golos sem resposta dos verde e brancos deixou a equipa lisboeta com uma vantagem de sete golos (11-18), levando o treinador portista a pedir um “time-out” logo aos cinco minutos. No retomar da partida, Alfredo Quintana fez vibrar os apoiantes do Porto, com duas defesas consecutivas, mas nem assim os azuis e brancos conseguiram quebrar o ritmo que o Sporting CP imprimia à partida. Até ao final do jogo, o FC Porto já não conseguiu encontrar mais soluções para tentar equilibrar o resultado e a equipa orientada por Hugo Canela manteve a vantagem até ao final do encontro e confirmou a presença na final, com um triunfo por 21-30.

Frankis Marzo, com 9 golos e Pedro Portela, com 8 golos (SCP), foram os melhores marcadores do jogo. O boletim de jogo pode ser consultado no Portal em Competições – Competições Nacionais.

Numa breve análise ao jogo, em conferência de imprensa, Carlos Martingo referiu que “apesar de não termos entramos mal, nos primeiros minutos conseguimos equilibrar o jogo mas não defendemos bem. Sofremos demasiados golos perto da nossa defesa, perdemos bolas fáceis, falhamos bolas aos seis metros e fomos castigados com bastantes golos de contra-ataque. E, quando assim é, não é fácil ganhar”, considerou o treinador do FC Porto.

Hugo Canela começou por dizer que “estivemos muito bem. Não acho que tenha sido a melhor exibição da temporada, acho que defensivamente poderia estar perto da melhor exibição da temporada”. O treinador do Sporting CP disse, ainda, que “estava à espera que o Porto entrasse como entrou, muito intenso, a tentar fazer aquilo que nos tinha conseguido fazer no Pavilhão João Rocha, felizmente a minha equipa entrou ainda mais intensa, com a intensidade que teve ao longo de toda a época. O desnível surge porque nós conseguimos estar muito bem defensivamente e conseguimos sair para o contra-ataque e, quando assim o é, fazemos golos fáceis”, constatou.

Sobre a final, Hugo Canela afirmou que “vamos tentar amanhã dar tudo. Sabemos que é o nosso último jogo da época, não vai haver dor, nem lesões, nem nada porque é um jogo em que temos de dar tudo e é uma oportunidade única que nós temos de mostrar, mais uma vez, que fomos a melhor equipa esta época. Seria um sonho conseguir fazer a dobradinha”.

Num dérbi decisivo, SL Benfica e Sporting CP voltam a entrar em campo no Pavilhão Municipal do Peso da Régua, no domingo, às 18 horas. A final é transmitida em direto pela TVI 24.

Calendário e resultados dos Jogos – Final Four da Taça de Portugal Seniores Masculinos

Sábado, 26.05.2018 – Meias-Finais

15h00 – SL Benfica : FC Gaia/Petrovaz Lda, 33-29 (15-13)
17h30 – FC Porto : Sporting CP, 21-30 (11-15)

Domingo, 27.05.2018 – Final

– 18h00 – SL Benfica : Sporting CP – TVI 24

Vê aqui a reportagem da ANDEBOL|tv.

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais