Mundial Feminino 2019: Portugal com Bielorrússia, Itália e Grécia na qualificação para o Play-Off

PUB

O Congresso da EHF está a decorrer em Glasgow, na Escócia e, na ocasião, realizou-se ao início da tarde desta terça-feira o sorteio dos grupos de qualificação para Play-Off de acesso ao Campeonato do Mundo Seniores Femininos Japão 2019.

O sorteio colocou Bielorrússia, Itália e Grécia no caminho de Portugal, nesta qualificação e Ulisses Miguel reconhece as dificuldades mas acredita no apuramento: “O sorteio apresenta-nos um grupo desafiante mas em que temos possibilidades de nos apurarmos. É um sorteio bem mais difícil do que há 2 anos, onde apenas defrontámos Israel e Itália, mas estamos muito melhores do que nessa altura”, assegura o selecionador nacional.

Sobre os adversários que Portugal terá pela frente, nesta qualificação, “A Grécia será, teoricamente, a selecção menos forte deste grupo mas não é um daqueles jogos ganho antecipadamente. Itália é a selecção que nos eliminou há 2 anos mas sentimos que, daqui a uns meses, estaremos em condições de lhes ganhar pelo percurso que temos vindo a fazer. A equipa favorita do grupo é a Bielorrúsia que fez muito bons resultados nesta fase de apuramento mas é uma selecção que, se estivermos ao nosso melhor nível, podemos bater”, afirma o técnico. E conclui: “Em suma, não sendo favoritos – pois há 2 selecções acima do nosso ranking – deixa em aberto a possibilidade de nos apurarmos para os play-offs. Sabemos que temos que estar a um grande nível mas acredito que chegaremos a essa altura em boas condições de discutir o apuramento até ao último segundo”.

O resultado completo do sorteio foi o seguinte:

– Grupo 1 – Eslováquia, Kosovo, Ucrânia e Israel
– Grupo 2 – Suíça, Ilhas Faroé, Lituânia e Finlândia
– Grupo 3 – Bielorrússia, Itália, Portugal e Grécia
– Grupo 4 – Turquia, Macedónia, Islândia e Azerbaijão

O vencedor de cada grupo apura-se para o Play-Off de acesso ao Campeonato do Mundo Seniores Femininos Japão 2019, assim como o melhor segundo classificado entre todos os grupos.

O Play-Off vai disputar-se entre 31 de Maio e 6 de Junho de 2019 e a Fase Final do Campeonato do Mundo Seniores Femininos terá lugar no Japão, de 29 de Novembro a 15 de Dezembro de 2019.

O Japão, enquanto organizador e a França, atual campeã do Mundo, já está qualificada para o Mundial de 2019. Os três primeiros classificados do Europeu França 2018 também terão apuramento direto e outras nove seleções vão qualificar-se através do Play-off europeu.

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais