Play-Off Mundial 2019: Portugal empata com a Sérvia e falha apuramento

PUB

Portugal empatou com a Sérvia (25-25) no jogo da segunda mão do Play-Off de acesso ao Campeonato do Mundo 2019. Depois da derrota na Sérvia (28-21), Portugal falha o apuramento para a fase final do Mundial, que se disputará em Janeiro do próximo ano, na Alemanha e Dinamarca.

Foi com a lotação completamente esgotada que soou o apito inicial no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, palco do decisivo jogo da 2ª mão do play-off de apuramento ao Mundial de 2019. Pedro Portela fez o primeiro de Portugal, logo no primeiro minuto e Diogo Branquinho fez vibrar o público com o 2-0. Aos 3 minutos, os lusos ficaram reduzidos a cinco – exclusões de Alexis Borges e Branquinho – e a Sérvia, pelas mãos de Radivojevic, fez o 2-1. Portugal, com uma defesa muito pressionante, seguia por cima no jogo e, aos 10 minutos, depois de Alfredo Quintada defender um livre de sete metros, Tiago Rocha dilatou a vantagem para três golos (5-2). Com dois golos sem resposta, a Sérvia reduziu para a diferença mínima (5-4) e, aos 20 minutos, já depois do primeiro “time-out” pedido por Obradovic, Ilic fez o empate a 6 golos. Tiago Rocha e Miguel Martins voltaram a pôr Portugal na frente (8-6); aos 25 minutos, Quintana aproveitou da melhor forma a baliza adversária sem guarda-redes – devido à inferioridade numérica em campo – e fez o 10-7 e, ao intervalo, os comandados de Paulo Pereira venciam por 13-10.

Ilic retomou a contagem, no início do segundo tempo e Pedro Portela fez os dois primeiros e voltou a dar a Portugal uma vantagem de quatro golos (15-11). A Sérvia voltou a recuperar terreno (15-13) e o jogo foi seguindo mais equilibrado e, com 12 minutos decorridos, os comandados de Obradovic chegaram, novamente, à igualdade (17-17). Com mais dois golos sem resposta, a equipa liderada por Obradovic deu a volta ao marcador (17-19). Portugal reagiu da melhor forma e, com um parcial de 3-0, recuperou a liderança do marcador (20-19). Os empates sucederam-se, nos minutos seguintes e, à entrada dos minutos finais, a Sérvia voltou a passar para a frente (22-24). Alexis Borges voltou a igualar a 24 golos, com pouco mais de um minuto para jogar e Pedro Portela voltou a dar vantagem aos lusos (25-24). Já no último minuto de jogo, a Sérvia ainda conseguiu evitar a derrota.

Pedro Portela foi o melhor marcador de Portugal, com 5 golos. O boletim de jogo pode ser aqui consultado, em anexo.

Na conferência de imprensa, Tiago Rocha disse que “acreditei, durante o jogo, desde o primeiro minuto até aos dez, quinze minutos da segunda parte, que era possível fazer a remontada. Infelizmente, mais uma vez não conseguimos. Mostramos que temos muita capacidade e muito valor para estar nos grandes palcos. Estivemos a ganhar por quatro, não conseguimos passar para cinco e eles aproximaram-se e, secalhar, já jogamos mais com o coração do que com a cabeça”.

Paulo Pereira começou por dizer que “falhou o primeiro jogo que fizemos na Sérvia”. O selecionador nacional acrescentou, ainda, que “hoje, acho que jogamos a um excelente nível, na primeira parte e tivemos aqueles dez minutos iniciais da segunda parte em que não conseguimos ser tão bons como os sérvios são a fazer bem o fácil.”.

Também na conferência de imprensa, Ljubomir Obradovic confessou que “no andebol, eu tenho dois países, Sérvia e Portugal, tenho o coração dividido. Claro que estou contente pelo apuramento para o Campeonato do Mundo”. O treinador da Sérvia referiu, ainda, que “não é fácil jogar contra jogadores que cresceram comigo. É um momento muito complicado. Portugal tem uma equipa de grande respeito”, concluiu.

10 de Junho 2018 – 1ª Mão

17h00 – Sérvia – PORTUGAL, 28-21 (14-10)

14 de Junho 2018 – 2ª Mão

21h00 – PORTUGAL – Sérvia, 25-25 (13-10)

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais