Qualificação Campeonato da Europa 2020: Portugal (con)vence a Roménia

PUB

Portugal venceu a Roménia por 21-13, na noite desta quarta-feira, sob o olhar atento de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e do Presidente da FAP, Miguel Laranjeiro, entre outros notáveis que quiseram apoiar a Seleção Nacional no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.

Foi com Alfredo Quintana na baliza, Pedro Portela, Daymaro Salina, Alexandre Cavalcanti, Alexis Borges (a trocar com Rui Silva, no ataque), Diogo Branquinho e Fábio Magalhães que Portugal deu início à partida – a primeira a contar para a qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Masculinos 2020. Pedro Portela inaugurou o marcador e depois do 1-1, os lusos saíram na frente (4-1). Com Quintana irrepreensível na baliza lusa, a Roménia deparou-se com grandes dificuldades em chegar à baliza adversária e Portugal manteve-se no comando do jogo e do marcador (7-3). Daymaro Salina sofreu a primeira exclusão da partida aos 16 minutos, mas Portugal não permitiu a recuperação romena e chegou a uma vantagem de cinco golos (9-4). Apesar de Popescu negar por várias vezes o golo à turma lusa, Portugal saiu para o intervalo a ganhar 10-7.

Sérgio Barros retomou a contagem, no início da segunda parte, altura em que a Roménia conseguiu reduzir até aos 11-9. Esta diferença manteve-se durante largos minutos, até que Portugal, com grande eficácia, voltou a distanciar-se no marcador (17-11), já com Belone Moreira, Miguel Martins e Sérgio Barros em campo. Os comandados de Manuel Montoya reagiram (17-13), já nos dez minutos finais do encontro, mas a equipa orientada por Paulo Pereira confirmou a vitória, por 21-13.

Bélone Moreira e Tiago Rocha, com três golos cada, foram os melhores marcadores de Portugal. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Na conferência de imprensa, Bélone Moreira, que fez a sua estreia na Seleção A, confessou que “Era um sonho vir à seleção. Treino muito para concretizar os meus sonhos, consegui, estou aqui e ainda mais feliz por ter ajudado num dos passos para chegar a um grande objetivo. Estou muito contente”. Sobre a primeira partida oficial com a camisola de Portugal, contou que “o jogo foi bastante equilibrado no início, as equipas estavam a adaptar-se uma à outra e defendemos muito bem, conseguimos anular os pontos fortes deles e depois, no ataque, as coisas começaram a correr bem e o jogo fluiu”, constatou.

Numa breve análise do jogo, Paulo Pereira começou por dizer que “na primeira parte, tivemos ali algumas ações que culminamos mal, aquele último passe que às vezes falta fazer um pouco melhor, construímos as ações, criamos superioridades, criamos vantagens e depois faltou, por três ou quatro vezes, culminar bem a ação. Se o tivéssemos feito, talvez também pudéssemos ir para o intervalo já com um resultado ainda mais consistente. Mas sobretudo foi bom, eu senti que os atletas conseguiram controlar as operações, até fruto da boa atitude e forma de estar na defesa que tivemos. Tivemos uma performance defensiva extraordinária, que a este nível não é normal ocorrer”, considerou o selecionador nacional. “A questão da defesa com a cooperação do guarda-redes e os 13 golos demonstram isso, a este nível foi excelente”, concluiu.

Vê aqui a reportagem da ANDEBOL|tv.

A comitiva nacional parte já amanhã, quinta-feira, para Klaipeda, onde no próximo domingo joga com a Lituânia, numa partida que a TVI24 transmite em direto, às 14h30 portuguesas.

Recorde-se que o Campeonato da Europa Suécia-Áustria-Noruega 2020 será o primeiro a disputar-se de acordo com o novo modelo, com 24 equipas. A Suécia, a Áustria e a Noruega, enquanto organizadores e a Espanha, atual campeão da Europa 2018, já estão apurados para a fase final, que se realizará de 10 a 26 de Janeiro de 2020.

O 1º e 2º classificados de cada grupo, assim como os 4 melhores terceiros classificados, qualificam-se para a fase final do Europeu de Seniores Masculinos 2020. Na mesma qualificação, quatro das equipas pior classificadas irão disputar a Fase 1 da Qualificação para o Europeu de 2024.

Qualificação Campeonato da Europa 2020 – Grupo 6 (horas em Portugal continental)

1ª jornada

24.10.18, 20h00, Santo Tirso – Portugal : Roménia, 21-13 (10-7)
25.10.18, 19h30, Aix en Provence – França : Lituânia, 42-27 (21-10)

2ª jornada

28.10.18, 14h30, Klaipeda – Lituânia : Portugal – TVI24
28.10.18, 16h00, Cluj Napoca – Roménia : França

3ª jornada – 10/ 11 Abril 2019

-Portugal : França
– Roménia : Lituânia

4ª jornada – 13/ 14 Abril 2019

– França : Portugal
– Lituânia : Roménia

5ª jornada – 12/ 13 Junho 2019

– Lituânia : França
– Roménia : Portugal

6ª jornada – 15/ 16 Junho 2019

– França : Roménia
– Portugal : Lituânia

Classificação Geral – Grupo 6
1º – França, 2 pontos
2º – Portugal, 2 pontos
3º – Roménia, 0 pontos
4º – Lituânia, 0 pontos

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais