Campeonato Andebol 1: SL Benfica vence ABC/UMinho na Luz

PUB

O SL Benfica recebeu e venceu o ABC/UMinho, por 32-26, numa partida em que a equipa de Carlos Resende esteve sempre no comando do marcador. Pedro Marques marcou o primeiro golo na Luz e na resposta, Dario Andrade fez o primeiro dos bracarenses, mas foi o Benfica que saiu na frente do marcador (6-2) e impôs o ritmo no jogo ao longo do primeiro tempo. O ABC/UMinho teve dificuldades em passar pela defesa encarnada, bem apoiada por Ristosvki, na baliza, mas aproveitou as exclusões do adversário e aproximou o resultado (11-8). Até ao intervalo, os comandados de Carlos Resende voltaram a aumentar a diferença: 17-13. O Benfica regressou ao jogo a marcar, num reinício de partida com poucos golos. A equipa bracarense continuou sem encontrar melhores soluções para contornar a defesa adversária e, por sua vez, os encarnados dilatavam a vantagem (22-15), o que levou Jorge Rito a pedir um “time-out” com oito minutos jogados. Até ao final do jogo, a equipa orientada por Jorge Rito já não conseguiu recuperar e o SL Benfica segurou a vantagem até ao apito final. Nuno Grilo (SLB), com 8 golos e Nuno Silva (ABC), com 7, foram os melhores marcadores, na Luz.

No Restelo, o CF Belenenses ganhou ao AC Fafe, por 36-22. A equipa de Victor Tchikoulaev até entrou melhor no jogo (0-2) e segurou a vantagem até aos 12 minutos, altura em que a formação sob comando de João Florêncio equilibrou e deu a volta ao resultado (5-4). A partir daí, o Fafe já não conseguiu manter o equilíbrio no jogo e, ao intervalo, a equipa da casa já ganhava por 16-10. O segundo tempo foi jogado ao ritmo que o Belenenses acabou por imprimir à partida e o AC Fafe, sem melhores soluções, já não conseguiu recuperar. Com 8 golos, Tiago Ferro (CFB) foi o melhor marcador, no Restelo.

No Funchal, a primeira parte entre Madeira Sad e Arsenal Devesa foi muito dividida. A equipa da casa entrou melhor, a marcar 4 golos sem resposta, mas a equipa de Braga conseguiu recuperar e, aos 14 minutos, empatou a 14 golos. Nos minutos seguintes, os empates sucederam-se e o Arsenal Devesa chegou mesmo a dar a passar para a frente do marcador (9-10). O equilíbrio manteve-se até ao final da primeira parte, com as duas formações a irem para o intervalo empatadas a 14 golos. História diferente teve o segundo tempo, com a equipa de Paulo Fidalgo a assumir o comando do jogo logo nos primeiros minutos (18-14); a equipa de Domingos Nunes ainda aproximou o resultado (21-19), mas o Madeira Sad, pouco a pouco, foi aumentando a diferença no marcador e não deixou escapar os três pontos da jornada, com uma vitória por 32-26. Bruno Landim (Mad. Sad) e Horácio Silva (ACD), com 7 golos cada, foram os melhores marcadores da partida.

O Boa Hora FC/ROFF alcançou uma vitória tangencial sobre o Artística Avanca/Bioria, num jogo em que o resultado foi discutido até ao fim. Em Lisboa, a equipa da casa entrou melhor (6-2) e, apesar da equipa aveirense ter conseguido reduzir até à diferença mínima (8-7), o Boa Hora FC/ROFF foi para o intervalo a ganhar 9-7. Com sete minutos jogados na segunda parte, os comandados de Nuno Silva igualaram as contas (11-11), mas a formação orientada por Luís Santana voltou a sair na frente. O Artística Avanca/Bioria voltou a reagir e chegou mesmo a dar a volta ao resultado (14-15), a meio da segunda parte, mas a equipa da casa ainda conseguiu recuperar o comando do marcador e segurou a curta vantagem que valeu a vitória à equipa de Lisboa. Com 6 golos, Diogo Silva (Artística Avanca/Bioria) foi o melhor marcador.

O FC Porto recebeu e venceu o Águas Santas Milaneza, por 39-25. Depois do equilíbrio inicial (2-2), o conjunto portista chamou a si o comando do jogo e do marcador. Pouco a pouco, com os comandados de José António Silva a depararem-se com mais dificuldades em evitar os contra-ataques do adversário, a diferença no marcador foi-se acentuando e o FC Porto foi para o intervalo a ganhar 15-9. Na segunda parte, o Águas Santas Milaneza não conseguiu impor o seu jogo e o FC Porto comandou o marcador até ao final da partida, com Alfredo Quintana novamente em grande plano na baliza portista. Destaque para os 9 golos apontados por António Areia (FCP).

No último jogo do dia, o ADA Maia-Ismai venceu, em casa, o SC Horta, num jogo em que a equipa orientada por Rui Silva esteve sempre na frente do marcador. O SC Horta ainda conseguiu aproximar o resultado, na primeira parte (4-3), mas já foi para intervalo a perder 21-11. Na segunda parte, o Maia-Ismai não abrandou o ritmo de jogo e geriu a vantagem inicial da melhor forma; o Horta conseguiu reduzir a diferença, mas não evitou a derrota, por 30-25. Délcio Pina (Maia-Ismai), com 10 golos e Pavel Hernandez (SCH), com 9, foram os mais eficazes do jogo.

A 9ª jornada termina no domingo, com o Sporting CP a assumir o favoritismo na deslocação a Fermentões.

Campeonato Andebol 1 – 9ª Jornada

10.11.18, 15h00 – SL Benfica : ABC/UMinho, 32-26 (17-13)
10.11.18, 15h30 – CF Belenenses : AC Fafe, 36-22 (16-10)
10.11.18, 17h00 – AM Madeira A. Sad : Arsenal C. Devesa, 32-26 (14-14)
10.11.18, 18h00 – Boa Hora FC/ROFF : Artística Avanca/Bioria, 19-18 (9-7)
10.11.18, 18h00 – FC Porto : Águas Santas Milaneza, 39-25 (15-9)
10.11.18, 19h00 – ADA Maia-Ismai : SC Horta, 30-25 (21-11)
11.11.18, 18h00 – CCR Fermentões : Sporting CP

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais