Qualificação Play-Off Mundial 2019: Portugal perde com a Bielorrússia

PUB

A Selecção Nacional A Feminina perdeu, esta tarde, com a Bielorrússia, por 31-23, na primeira jornada de Qualificação Play-Off de acesso ao Campeonato do Mundo Seniores Femininos.

No primeiro jogo do Grupo 3, realizado no DAK Amyntaio, em Amyntas, na Grécia, o conjunto luso inaugurou o marcador e a partida começou com grande equilíbrio em campo (8-8). Ainda durante a primeira parte, a Bielorrússia adiantou-se no marcador (12-9), mas Portugal conseguiu recuperar e foi para o intervalo a perder pela diferença mínima, 15-14. As lusas seguiram atrás do resultado durante algum tempo, já na segunda parte, mas anularam a diferença e empataram a 19 golos; o jogo manteve-se muito equilibrado, mas, à entrada dos dez minutos finais, com 21-21 no marcador, Portugal sofreu um parcial de 6-0 (27-21) e, até ao final da partida, as comandadas de Ulisses Miguel já não conseguiram evitar a derrota, por 31-23.

Mariana Lopes, Mónica Soares e Patrícia Rodrigues foram as melhores marcadoras de Portugal, com 5 golos cada. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Numa breve análise do jogo, Ulisses Miguel afirmou: “É ingrato falar de um jogo em que fizemos 45 minutos a um grande nível e depois cometemos uma série de erros nos últimos minutos. Fizemos uma excelente primeira parte, com muita agressividade defensiva e muito discernimento ofensivo. Começamos de novo bem a segunda parte e aos 45 minutos estamos empatados a 21. Mas depois o nosso ataque perdeu clarividência e com uma série de contra-ataques da Bielorrússia, sofremos um parcial de 6-0 que sentenciou o jogo”, constatou o seleccionador nacional.

“Contra uma equipa do nível da Bielorrússia, não basta fazermos 45 minutos ao nosso melhor nível. Apesar da derrota, a forma como as jogadoras se entregaram e equilibraram o jogo perante uma selecção mais forte como a da Bielorrússia tem que nos deixar orgulhosos”, considera, ainda.

Amanhã, Portugal volta a entrar em campo no DAK Amyntaio, para medir forças com a Itália. “Agora há que recuperar física e mentalmente as atletas para amanhã vencermos a Itália, selecção que nos eliminou há dois anos nesta mesma competição. Queremos provar que, apesar de estarem à nossa frente no ranking, o trabalho que temos vindo a realizar, coloca-nos em condições de as vencermos”.

O 1º classificado de cada grupo e, ainda, o melhor segundo classificado entre todos os grupos apuram-se para o Play-Off de acesso ao Campeonato do Mundo Seniores Femininos Japão 2019.

O Play-Off vai disputar-se entre 31 de Maio e 6 de Junho de 2019 e a Fase Final do Campeonato do Mundo Seniores Femininos terá lugar no Japão, de 29 de Novembro a 15 de Dezembro de 2019.

O Japão, enquanto organizador e a França, atual campeã do Mundo, já está qualificada para o Mundial de 2019. Os três primeiros classificados do Europeu França 2018 também terão apuramento direto e outras nove seleções vão qualificar-se através do Play-Off europeu.

Calendário e resultados dos jogos – Grupo 3 – Qualificação Play-Off de acesso ao Campeonato do Mundo Seniores Femininos (horas em Portugal Continental

Sexta-feira, 23.11.18 – 1ª jornada

15h00 – Bielorrússia : Portugal, 31-23 (15-14)
17h30 – Itália : Grécia, 19-23 (9-12)

Sábado, 24.11.18 – 2ª jornada

15h00 – Grécia : Bielorrússia
17h30 – Portugal : Itália

Domingo, 25.11.18 – 3ª jornada

15h00 – Portugal : Grécia
17h30 – Bielorrússia : Itália

Classificação Geral

1º – Bielorrússia, 2 pontos
2º – Grécia, 2 pontos
3º – Itália, 0 pontos
4º – Portugal, 0 pontos

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais