Curso de Treinadores EHF Pro Master Coach – Turma 2: 1º bloco decorreu de 5 a 9 de Janeiro

PUB

Decorreu, de 5 a 9 de Janeiro, o 1º Bloco do Curso de Treinadores EHF Pro Master Coach – 2ª Turma. Este 1º Bloco foi organizado pela Federação de Andebol de Portugal (FAP), em parceria com o Sporting Clube de Portugal e contou com o apoio do Comité Olímpico de Portugal.

Durante os 5 dias – intensivos – de formação, teórica e prática, foram debatidos vários temas técnicos sobre o Andebol de alta competição, entre outros, como “Os Contributos da Psicologia para a Otimização do Rendimento Desportivo” e a “A importância da Comunicação e das redes sociais para o Treinador”.

Os dez preletores que marcaram presença no 1º Bloco – Ana Bispo Ramires, André Leitão, Hugo Canela, Ivan Niksevic, Javier Sabaté, José António Silva, Luís Cruz, Luís Santos, Manuel Laguna e Paulo Sá – partilharam experiências e contribuíram para o sucesso desta formação, que teve mais de duas dezenas de participantes, portugueses e espanhóis.

Luís Cruz foi um dos oradores do 1º Bloco e apresentou “O treinador adjunto na alta competição”: “O convite para este tipo de ações faz-nos sair do conforto e obriga-nos a ter de pensar sobre temas, pensar sobre coisas que muitas das vezes são o nosso dia-a-dia e que, para nós, são tão naturais e tão habituais que nem nos apercebemos do quão importante são. Obriga-nos a ter de parar para refletir efetivamente sobre aquilo que estamos a fazer, se podemos adotar outro tipo de caminho, se podemos fazer outro tipo de coisas, se se pode fazer diferente, se aquilo que fazemos é eficaz ou não. E isso é fantástico, para além da partilha duma ideia, que é a nossa ideia e eu, pelo menos, quando falo procuro também saber qual é a ideia dos outros”, referiu o treinador adjunto do Sporting CP. “Acho que é uma coisa que nós, em Portugal, temos de mudar drasticamente, que é adversário é diferente de inimigo. E nós, dentro do campo, somos adversários, mas cá fora somos colegas e acho que fazem muita falta estes momentos de partilha, mas de partilha efetiva, real, genuína, para que possamos aprender uns com os outros”, considerou Luís Cruz, que sentiu uma “participação ativa e acho que lhes coloquei uma dúvida sobre a qual nunca tinham pensado e foi enriquecedor”.

Hugo Canela, treinador do Sporting CP, mostrou-se muito satisfeito com a adesão ao Curso e, principalmente, com o interesse demonstrado. “Fiquei extremamente satisfeito por ver aqui um conjunto de pessoas de Norte a Sul do país, com imensa vontade de estar aqui cinco dias intensivos a pensar Andebol. É fantástico para que toda a gente se desenvolva”, considerou o técnico.

Simplicidade foi palavra chave para Hugo Canela: “A mensagem principal que eu quis passar nas preleções que dei basicamente foi que nós temos de conhecer o nosso contexto e às vezes andamos a pensar em tudo o que é mais complicado e a tentar arranjar soluções mágicas, quando às vezes a solução está mesmo em fazer coisas simples e tentar envolver as pessoas nos processos. Porque quando as pessoas acreditam no que estão a fazer, tudo é mais fácil e os resultados aparecem por consequência”, acredita. “Eu tento nestas ações é transmitir experiência, porque teoria e livros, quem quiser pode pesquisar e comprar o livro e lê e apanhar essas partes mais teóricas. A ideia foi contar experiências, a possibilidade que eu tenho de experimentar aqui coisas com os atletas do Sporting, que são fantásticos”, revelou, ainda.

“A chave é fazer muito bem o que fazem, é o mais importante”, afirmou Manuel Laguna, que regressou a Portugal, depois da presença no Congresso Técnico Científico. Sobre as preleções dadas no 1º Bloco, salientou que “esta é uma boa forma de trabalhar, porque com pouca gente podemos falar mais tranquilamente”.

Também Javier Sabaté voltou a aceitar o convite da FAP. “O desporto está em contínua evolução a todos os níveis (físico-técnico, táctico, psicológico, médico, regulamentar…) Considero que tudo evolui porque cada vez há mais profissionais e melhor preparados”, referiu o treinador do Wisla Plock (Polónia). “Como treinadores, se queremos continuar a evoluir e que os nossos jogadores e a nossa equipa continue a crescer, é fundamental haver formação continuamente. O nosso desporto muda e os treinadores são um dos motores da mudança. Na formação, considero que o mais importante é o intercâmbio de informação e experiência. Há muitas formas de jogar Andebol. Nem melhores nem piores, tão simplesmente diferentes. Cada um tem de ser capaz de filtrar a informação e ver como se adapta a cada filosofia de jogo e que tipo de jogador/a temos na nossa equipa. Como formador, tento transmitir as experiências e a minha ideia do Andebol. Sem lugar a dúvidas, acho que é super enriquecedor o intercâmbio de ideias e de informação. Há muitos treinadores e muito bons”, considera.

O próximo bloco do Curso de Treinadores EHF Pro Master Coach – Turma 2 será por E-Learning e funciona de Março a Maio: o 3º e último bloco realiza-se de 15 a 21 de Junho de 2019.

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais