EHF Cup: vitória sobre o Saint-Raphael vale apuramento inédito do FC Porto Sofarma para a Final4

PUB

Num feito inédito do andebol nacional, o FC Porto Sofarma é a primeira equipa a alcançar a Final4 da EHF Cup Masculina. Depois do empate a 30 golos em França, a equipa de Magnus Andersson recebeu e venceu o Saint-Raphael Var Handball por 34-30 e juntou-se ao organizador THW Kiel e ao TTH Holstebro, também já apurado, na Final4 da EHF Cup, prova que se vai disputar a 17 e 18 de Maio de 2019 – falta apenas conhecer um dos quatro finalistas, que será encontrado amanhã, domingo.

Este sábado, no Dragão Caixa, a partida foi, como se antevia, muito disputada, sobretudo até meio da segunda parte, altura em que o FC Porto Sofarma assumiu definitivamente o comando do jogo e do marcador. A equipa francesa marcou primeiro, mas André Gomes colocou a turma portista em vantagem pela primeira vez (1-2); as igualdades sucederam-se e o Saint-Raphael, a poucos minutos do intervalo, registou uma vantagem de dois golos (13-15), mas, com um parcial de 4-0, o FC Porto Sofarma já foi para o intervalo a ganhar 17-15. Na segunda parte, os comandados de Magnus Andersson já não voltaram a ceder a liderança do marcador. O Saint-Raphael ainda reduziu até à diferença mínima (17-16; 19-18; 22-21), mas, com doze minutos jogados na segunda parte, a formação azul e branca ganhava por 24-21 e, a partir daí, a equipa francesa já não voltou a encontrar mais soluções para equilibrar o resultado. O FC Porto Sofarma, que chegou aos sete golos de vantagem a três minutos do fim (32-25), fechou as contas nos 34-30.

António Areia foi o melhor marcador do FC Porto Sofarma, com 8 golos marcados. O boletim de jogo pode ser aqui consultado, em anexo.

No final do jogo, em declarações ao Porto Canal, que transmitiu o jogo em direto, Magnus Andersson confessou: “Estou tão feliz por todos, é inacreditável para mim também. Jogamos muito bem e temos muito bons jogadores. Hoje nem tivemos a melhor defesa, mas no ataque estivemos bem e conseguimos ganhar e chegar à Final4”, disse o treinador do FC Porto Sofarma.

O sorteio da Final Four da EHF Cup Masculina realiza-se na manhã de 30 de Abril, em Kiel, local onde se vai disputar a prova, a 17 e 18 de Maio.

Calendário e resultados – EHF Cup Masculina – 1/4 Final

1ª mão – 20.04.19, 19h00 – Saint-Raphael Var Handball : FC Porto Sofarma, 30-30 (17-17)
2ª mão – 27.04.19, 18h00 – FC Porto Sofarma : Saint-Raphael Var Handball, 34-30 (17-15)

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em European Handball Federation.

Patrocinadores Institucionais