Torneio Internacional de Lagoa: Portugal termina em quarto lugar

PUB

Portugal perdeu com a França, por 37-34, no último jogo do Torneio Internacional de Lagoa, que acabou por ser decisivo para encontrar o vencedor do Torneio – a França.

O jogo, que teve uma primeira parte muito dividida, começou com sucessivos empates no marcador até aos sete minutos, altura em que os Sub-19 de Portugal alcançaram uma vantagem de dois golos (6-4). A França recuperou, voltou a equilibrar o resultado (7-7) e conseguiu passar para a frente do marcador (9-11). Os comandados de Carlos Martingo reagiram e anularam a diferença (11-11). A seis minutos do intervalo, Portugal recuperou a liderança, mas a reta final da partida foi muito disputada e foi a França que saiu para o descanso a ganhar 17-19.

A França entrou melhor, no segundo tempo e, com um parcial de 7-0 – que levou Carlos Martingo a pedir um time-out aos cinco minutos – dilatou a vantagem no marcador. A partir daí, Portugal seguiu atrás do prejuízo e, apesar de ainda ter reduzido até aos três golos de diferença (31-34), já não conseguiu evitar a derrota, por 34-37.

Assim, com este resultado, a França venceu o Torneio Internacional de Lagoa e Portugal terminou no quarto lugar.

Salvador Salvador foi o melhor marcador de Portugal, com 7 golos. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Sobre o último jogo de Portugal, Carlos Martingo referiu que “hoje entramos bem e estivemos sempre dentro do jogo na primeira parte. Entrámos muito mal na segunda parte, a sofrer um parcial de 7-0 e a partir daí reentramos no jogo, mas depois recuperar de uma desvantagem de 9 golos, foi muito complicado. Ainda reduzimos, mas já não foi possível”, referiu.

Num breve balanço da participação dos Sub-19 neste torneio, o treinador afirma que “o balanço é muito positivo, estamos muito contentes e apresentamos sempre um bom nível. Aproveitamos para treinar o sistema defensivo 6-0 e 5-1 e procuramos treinar as transições rápidas e atacar a defesa 6-0 e 5-1, embora os nossos adversários tenham utilizado a defesa 5-1. Também introduzimos o 7 contra 6 no ataque, explicou.

“Quero ainda agradecer à Câmara Municipal de Lagoa pelas fantásticas condições que nos proporcionou, que resultaram numa semana muito produtiva”, disse, ainda, o treinador. A terminar, disse ainda que “a equipa técnica e todos os jogadores da Seleção Nacional desejam as melhoras ao atleta Bernardo Poças, que se encontra em recuperação”.

ESPANHA E ISRAEL EMPATAM NA ÚLTIMA JORNADA

Espanha e Israel despediram-se do Torneio Internacional de Lagoa com um empate a 26 golos, no primeiro jogo da terceira e última jornada. Numa partida marcada pelo equilíbrio em campo, a formação israelita vencia ao intervalo por 15-13. No segundo tempo, os espanhóis recuperaram, mas não foi o suficiente para dar a volta ao resultado.

FRANCISCO OLIVEIRA FOI O MELHOR GUARDA-REDES DO TORNEIO

Logo após os jogos, realizou-se a cerimónia de entrega de prémios. João Estrela, Presidente da AA Algarve, começou por oferecer prémios de participação à equipa de arbitragem presente no Torneio. De seguida, entregou o prémio ao Melhor Marcador do Torneio, Yoav Lumbroso (Israel).

O atleta nacional Francisco Oliveira recebeu o troféu de Melhor Guarda-Redes das mãos do Vice Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação e Yoav Lumbroso foi novamente distinguido como MVP do Torneio, troféu entregue pelo Vice Presidente da FAP, Augusto Silva.

Seguiu-se a entrega dos prémios coletivos. Luís Encarnação e Augusto Silva entregaram a Taça de vencedor à França; João Estrela entregou o troféu à Espanha, segundo classificado e Luís Encarnação premiou o terceiro classificado, Israel e entregou o troféu de quarto lugar do Torneio ao capitão da Seleção Nacional de Sub-19, Filipe Morais.

Calendário e resultados dos Jogos – Torneio Internacional de Lagoa

1ª Jornada – 10.04.19

17h30 – França : Espanha, 27:33 (14:18)
19h30 – Portugal : Israel, 25:28 (15:15)

2ª Jornada – 11.04.19

16h00 – Espanha : Portugal, 23:27 (9:15)
18h00 – Israel : França, 29:31 (17:15)

3ª Jornada – 12.04.19

10h00 – Espanha : Israel, 26-26 (13-15)
<12h00 – Portugal : França, 34-37 (17-19)

Classificação Geral

1º – França, 4 pontos
2º – Espanha, 3 pontos
3º – Israel, 3 pontos
4º – Portugal, 2 pontos

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais