80 anos ao serviço do Andebol

PUB

“A Federação de Andebol de Portugal comemora hoje 80 anos.

1 de maio de 1939 ficará para sempre marcado como o dia do início de uma longa jornada, envolvendo milhares e milhares de atletas, treinadores, árbitros, dirigentes e colaboradores, em oito décadas ao serviço do desporto e do Andebol em Portugal.

Paixão, organização e ambição têm sido palavras chave para o nosso caminho de sucesso. Paixão, porque só assim se consegue dar sempre mais do que era esperado, e foi o que aconteceu ao longo dos anos; organização, porque os tempos assim o foram exigindo e são o caminho certo e ambição porque é o que nos une a todos para atingir os objetivos pretendidos.

O desporto deu sempre mais à sociedade do que o Estado deu ao desporto e ao longo das últimas décadas, o Andebol fê-lo como a responsabilidade e a convicção do dever cumprido. Muitos agentes da modalidade trocaram vidas mais calmas e serenas, por uma paixão e uma dádiva de serviço público que quero recordar. São, na sua esmagadora maioria, homens e mulheres discretos e anónimos, que ao longo de todo o país, muito deram ao Andebol. Nunca nos poderemos esquecer de quem ergueu e manteve uma modalidade e uma Federação com o prestígio reconhecido, alcançado com muito esforço e trabalho.

Os tempos evoluem e hoje a Federação de Andebol tem um conjunto de responsabilidades, muito para além daquilo que é mais visível. Assumimos a igualdade de oportunidades como algo central, através de diversos projetos, levando o Andebol a todos aqueles que o queiram praticar. Pioneirismo e liderança foi sempre o que caracterizou a Federação de Andebol de Portugal ao longo da sua história.
Nas últimas oito décadas foram vividos momentos altos e baixos, sucessos e insucessos desportivos, alegrias e tristezas, mas o balanço é altamente positivo.

Os clubes conferem hoje uma competitividade assinalável aos diversos Campeonatos, as onze Seleções Nacionais prestigiam o País e o Andebol. Somos mais de 50.000 agentes da modalidade, imbuídos de um espírito que honra os fundadores e estamos a olhar para o futuro com entusiasmo e ambição.
Um agradecimento a todos os que ao longo destes 80 anos deram tudo para que o Andebol atingisse altos patamares de competitividade e de exigência. Uma homenagem àqueles que, não estando entre nós, serão sempre lembrados pelo percurso que ajudaram a construir.

O futuro é já hoje e estamos continuamente a trabalhar para atingir os objetivos de sempre. Contamos com todos.”

Miguel Laranjeiro – Presidente da Federação de Andebol de Portugal
01/05/2019

Pode assistir ainda ao vídeo de celebração dos 80 anos da Federação, em apenas 80 segundos, AQUI.

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais