Final Four da Taça de Portugal Feminina: Colégio de Gaia/Toyota vence Passos Manuel e está na final

PUB

Foi com o CS Madeira já apurado para a final que o estreante Passos Manuel e o vencedor de três Taças de Portugal, Colégio de Gaia/Toyota, também entraram em campo no Pavilhão Municipal da Várzea do Douro, em Alpendorada, para discutir a segunda vaga na final da Taça de Portugal 2018/2019.

Sob comando de João Castro, alinharam no sete inicial da formação lisboeta Inês Barata, Mariana Faleiro, Joana Reis, Joana Pereira, Mónica Romba, Lorrayne Oliveira e Mariana Agostinho, na baliza; na outra metade do campo, entraram a defender as cores do Colégio de Gaia/Toyota Ana Abreu, Helena Soares, Joana Resende, Patrícia Lima, Maria Duarte, Nair Pinho e Isabel Cardoso, na baliza.

Numa primeira parte marcada pelo grande equilíbrio em campo, Joana Reis abriu a contagem na segunda meia-final e o Passos Manuel saiu primeiro na frente do marcador (3-1), mas as comandadas de Paula Castro deram a volta ao marcador e foi já com oito minutos decorridos que passaram pela primeira vez para a frente do marcador. A equipa de Lisboa respondeu e voltou a assumir a frente (9-6), a meio da primeira parte, mas as gaienses recuperam e voltaram a equilibrar as contas a 11 golos. As sucessivas igualdades marcaram os dez minutos finais da primeira parte e foi com uma igualdade a 16 golos que as duas equipas saíram para intervalo (16-16).

A partida recomeçou equilibrada, mas nos dez primeiros minutos da segunda parte o Colégio de Gaia/Toyota passou para a frente do marcador (19-23), o que levou João Castro a usar um “time-out”. No entanto, apesar das várias alterações que João Castro foi fazendo na gestão da equipa, o Passos Manuel teve mais dificuldades em recuperar e a equipa de Paula Castro foi segurando a vantagem – que acabou por manter até ao final da partida, garantindo a presença na final da Taça de Portugal, com uma vitória por 25-30.

Mariana Faleiro (NAALPM) foi a melhor marcadora, com 14 golos.

PAULA CASTRO: “NÃO HÁ JOGOS FÁCEIS

No final da partida, Paula Castro começou por salientar que “aqui se viu que não há jogos fáceis. Elas criaram muitos problemas a nível do ataque, para nós, com a sua defesa muito pressionante e muito aberta. Depois tivemos alguns problemas na defesa, no nosso 6×0. Quanto nós conseguimos, no início da segunda parte, resolver defensivamente, então fizemos as nossas transições rápidas e resultou no distanciamento e conseguimos controlar depois o jogo”.

Sobre a final, frente ao CS Madeira, a treinadora do Colégio de Gaia/Toyota afirma que “é outra final, diferente desta, de certeza complicada também. O Sports Madeira já nos criou sempre muitas dificuldades mesmo no seu 6×0. Vamos ver, vai ser um jogo de emoções numa final da Taça que qualquer das equipas quer vencer.”

JOÃO CASTRO: PRESTAÇÃO DO PASSOS MANUEL HISTÓRICA”

Numa breve análise do jogo, João Castro disse: “Julgo que foi uma meia-final muito competitiva. Na primeira parte eu acho que, em vários momentos, o Passos Manuel conseguiu estar até a um nível superior ao Colégio de Gaia, sabendo da diferença das equipas, mas a equipa entrou a acreditar que conseguia discutir o jogo e ambicionar chegar à final. Todo o público viu essa primeira parte. Na segunda parte, também um pouco de cansaço físico, não estivemos tão assertivos e o Colégio a mostrar a sua qualidade, acabou por abrir ali uma diferença que depois, com esse mesmo cansaço, foi difícil de conseguir apanhar outra vez o resultado. De qualquer maneira, fica aqui uma prestação do Passos Manuel histórica, chegar a uma meia-final e discutir essa meia-final e ambicionar essa presença na final deixa-nos muito orgulhosos do trabalho que fizemos”, destaca o treinador do Passos Manuel.

CS Madeira e Colégio de Gaia/Toyota disputam a final no domingo, 26 de Maio, às 16 horas (Porto Canal/ ANDEBOL|tv).

Vê aqui a reportagem da ANDEBOL|tv.

A entrada no Pavilhão Municipal Várzea do Douro é feita mediante levantamento de bilhetes, que vão estar disponíveis na bilheteira do local a partir das 14 horas de sábado.

Calendário e resultados – Final Four da Taça de Portugal Feminina

Sábado, 25.05.2019 – Meias-Finais

15h00 – CS Madeira : ARC Alpendorada, 25-23 (10-10)
17h15 – NAAL Passos Manuel : Colégio de Gaia/Toyota, 25-30 (16-16)

Domingo, 26.05.2019 – Final

– 16h00 – Final – CS Madeira : Colégio de Gaia/Toyota – Porto Canal / ANDEBOL|tv

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais