Andebol e Cultura em Lisboa: vem jogar à beira-rio e descobre a Torre de Belém

PUB

A Cidade de Lisboa também aderiu à iniciativa “Andebol e Cultura”, evento promovido pela Federação de Andebol de Portugal, em parceria com várias entidades – DGPC, Autarquias, Agrupamentos Escolares, Clubes locais e Associações Regionais – que visa a promoção da prática desportiva e, simultaneamente, o contacto das crianças e jovens com o nosso património cultural. Na capital do país, o Rio Tejo será o cenário de fundo dos jogos de Andebol, com a Torre de Belém de portas abertas para os pequenos desportistas ocuparem o tempo entre partidas.

”Achamos que a zona de Belém seria mais central para esta primeira atividade de Andebol e Cultura. O jardim de Belém tem um espaço amplo para o número de campos de andebol, atendendo ao elevado número de equipas que contamos receber – 25 – e porque a Torre de Belém fica ali a dois passos ”, descreveu Ana Maria Cabral. ”Não quer dizer que as próximas atividades não possam ser com maior distância entre campos e monumentos, mas até para os clubes entenderem esta dinâmica preferimos esta opção”, disse a presidente da Associação de Andebol de Lisboa, que organiza pela primeira vez este evento.

Apesar da enorme oferta desportiva e cultural, entre tantas outras, o “Andebol e Cultura” teve o apoio imediato da AA Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa. ”Achamos que esta atividade é ótima para as crianças, atendendo a que a maioria delas não conhece os nossos monumentos. A cultura combina muito bem com o desporto e o desenvolvimento cultural também é muito importante para as crianças”, considerou Ana Maria, que se mostrou orgulhosa por Lisboa ser um dos palcos do “Andebol e Cultura”: ”As crianças são a força viva das cidades e só podem estar orgulhosos que tenhamos estas atividades. Aliás, isso mesmo foi dito pela Srª Diretora do Património Cultural, Dalila Rodrigues e pelo Sr. Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Castro, que apoiaram esta iniciativa desde logo”, revelou Ana Maria Cabral.

Na expetativa de receber entre 280 a 300 participantes, ao longo da manhã de 8 de Junho, a presidente da AA Lisboa assegura que é uma atividade com futuro garantido: ”A repetir, sem dúvida nenhuma! E em localidades diferentes do Distrito de Lisboa”, assegurou a própria.

Agenda – Andebol e Cultura

8 de Junho (09:30 /12:30)
• Lisboa – junto à Torre de Belém, com visita ao Monumento
• Alcobaça – em frente ao Mosteiro, com visita ao Monumento
• Vila do Conde – visita à Nau Quinhentista

10 de Junho (09:30/12:30)
• Batalha – junto ao Mosteiro, com visita ao Monumento
• Viseu – no Adro da Sé e visita ao Museu Grão Vasco

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais