Andebol e Cultura: joga Andebol e visita o Mosteiro de Alcobaça no dia 8 de Junho

PUB

“Andebol e Cultura” é uma iniciativa organizada pela Federação de Andebol de Portugal, em parceria com várias entidades – DGPC, Autarquias, Agrupamentos Escolares, Clubes locais e Associações Regionais – que visa a promoção da prática desportiva e, simultaneamente, o contacto das crianças e jovens com o nosso património cultural.

O projeto “Andebol e Cultura” nasceu em 2018, precisamente em Alcobaça, por ocasião do 30º aniversário do Cister Sport de Alcobaça. ”Nessa ocasião, o Cister quis mostrar aos seus atletas a origem do nome do clube e não havia local mais adequado para explicar do que o próprio Mosteiro de Alcobaça, ex-libris da ordem religiosa em Portugal. Conseguimos o apoio da direção do Mosteiro e da Câmara Municipal para realizar um evento de Andebol no terreiro em frente ao monumento, com jogos entre escalões de formação, e em simultâneo, proporcionar aos atletas uma visita e uma experiência no Mosteiro de Alcobaça”, começou por contar António Lorvão, mentor desta iniciativa.

Depois do enorme sucesso do primeiro evento, em Alcobaça, a Federação quis abraçar a iniciativa e alargá-la a nível nacional. ”A partir daí, foi colocar mãos à obra e a adesão foi surgindo naturalmente”, revelou o presidente do Cister SA. ”Em todos os contactos que efetuámos, onde apresentámos o projeto, foi sempre recebida com muito entusiasmo. Quer nas entidades centrais (DGPC, FAP), as direções dos monumentos, as associações de andebol regionais, as autarquias e os clubes. A ideia de ligar duas atividades aparentemente dissociadas e que envolve crianças, é uma ideia inovadora que cativa todos os intervenientes”, afirma.

O “Andebol e Cultura” destina-se a jovens atletas dos 8 aos 13 anos de idade, que, no sábado, 8 de Junho, das 9h30 às 12h30, vão realizar jogos de Mini- Andebol, este ano numa versão “Street Handball”. Em paralelo, todos os participantes vão ter visitas organizadas ao Mosteiro de Alcobaça, para conhecer a história do Monumento, património mundial. ”Vamos ter também uma demonstração de andebol para deficiência intelectual, mostrando como esta modalidade é inclusiva”, adiantou ainda António Lorvão.

Com presença marcada em Alcobaça, Batalha, Lisboa, Porto/Vila do Conde e Viseu, o “Andebol e Cultura” decorre nos dias 8 e 10 de Junho. ”A escolha recaiu em locais que reunissem simultaneamente ter monumentos geridos pela DGPC, tradição de andebol e entidades que pudessem alavancar o evento, projetando-o na cidade e nas regiões em que se inserem. Por outro lado, pretendemos ter um número de locais que fosse um justo equilíbrio entre a dispersão regional mas que não fosse uma operação muito grande, mais difícil de gerir ou que pusesse em risco a sua concretização. Creio que chegámos a um equilíbrio nesse sentido”, considerou António Lorvão.

Um dos propósitos desta iniciativa é demonstrar que o Desporto e a Cultura podem e devem andar de mãos dadas: ”Esperamos que a população das cidades que acolhem estes encontros sejam sensibilizadas para a possibilidade de criar valor para os jovens e para a comunidade, com inovação na forma de abordar as iniciativas”, explicou. Em Alcobaça, ”pretendemos mostrar que atividades aparentemente dissociadas como são o Andebol e a cultura/ património, podem unir-se numa simbiose e trazer mais desporto e formação aos nossos jovens. E porque não dizê-lo, sendo esta uma forma de divulgação da nossa modalidade, esperamos angariar jovens praticantes para a modalidade e obviamente aumentar a penetração do andebol entre os nossos jovens”, afirmou ainda.

António Lorvão espera que o “Andebol e Cultura” seja ”um sucesso nacional. Desde o início que pensámos em mais locais e maior penetração em regiões do país. Mas, neste ano de arranque, o risco de uma iniciativa mais abrangente seria demasiado alto”, confessou. ”Vamos avaliar a recetividade e notoriedade nestas 5 cidades. Se, como esperamos, os resultados forem positivos, então perspetivaremos o alargamento no próximo ano”, sublinhou o presidente do clube pioneiro da iniciativa.

Agenda – Andebol e Cultura

8 de Junho (09:30 /12:30)
• Lisboa – junto à Torre de Belém, com visita ao Monumento
• Alcobaça – em frente ao Mosteiro, com visita ao Monumento
• Vila do Conde – visita à Nau Quinhentista

10 de Junho (09:30/12:30)
• Batalha – junto ao Mosteiro, com visita ao Monumento
• Viseu – no Adro da Sé e visita ao Museu Grão Vasco

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais