Mosteiro da Batalha é ponto de encontro para o “Andebol e Cultura” a 10 de Junho

PUB

A vila da Batalha, na cidade de Leiria, é uma dos cinco pontos de encontro para o “Andebol e Cultura”, iniciativa que a Federação de Andebol de Portugal promove a 8 e 10 de Junho, em parceria com várias entidades – DGPC, Autarquias, Agrupamentos Escolares, Clubes locais e Associações Regionais – que visa a promoção da prática desportiva e, simultaneamente, o contacto das crianças e jovens com o nosso património cultural.

O Mosteiro da Batalha é um dos locais escolhidos para as atividades na manhã de 10 de Junho e o presidente do Batalha Andebol Clube (BAC) aproveitou a ocasião para juntar o útil ao agradável, acrescentado algumas novidades: ”A atividade que se irá realizar no dia 10 de Junho é um Festand que já se realiza há mais de 15 anos na Praça do Condestável junto ao Mosteiro da Batalha e que, esta época, uma vez que estará inserido nesta iniciativa da Federação, terá um Peddy Paper que permitirá um conhecimento mais profundo do Mosteiro, enquadrado na própria programação do Festand”, revelou Luís Dias. ”O Festand do BAC nesta data sempre teve um grande peso, uma vez que marca o final da época no escalão de Bambis e que se realiza num local emblemático, proporcionando aos atletas, clubes e familiares uma enorme envolvência, aproximando o andebol da comunidade através da realização do jogo num espaço exterior e mais exposto”, contou o próprio.

Luís Dias antecipa uma grande adesão ao “Andebol e Cultura”, na Batalha: ”Nas últimas épocas temos contado com mais de 120 crianças. Esta época, esperamos estar próximos desses números. Este tipo de iniciativas realizadas no exterior têm sempre grande impacto, porque permitem tirar o andebol do pavilhão e expor a modalidade na rua. Não é assim preciso procurar para ver andebol, torna-se acessível e atraente”, afirma.

O presidente do BAC sublinha que esta iniciativa vem elevar a fasquia: ”Ao ter o Andebol associado à paisagem que é o Monumento, embelezamos e elevamos a fasquia. Se a isso conseguirmos aliar a direta e ativa exploração do Monumento através da integração direta na atividade, estamos certamente a dar um passo em frente na importância do desenvolvimento da modalidade, mas mais que isso, estaremos a contribuir para que o desporto seja cultura. Os resultados só poderão ser promissores, começando com a simples criação de memórias”, diz.

Para Nuno Soares, o “Andebol e Cultura” é uma “verdadeira celebração do Andebol”: ”A criatividade para “passear” o andebol fora do pavilhão nesta data nasceu há 15 anos com a realização do Festand junto ao Mosteiro sob a vigia e proteção de D. Nuno Álvares Pereira, no alto do seu cavalo. E porque as melhores práticas e exemplos devem ser replicados, também o Cister resolveu mais recentemente levar o andebol até ao Mosteiro de Alcobaça. Fruto desta dinâmica e da festa que se gera em torno da movimentação de clubes, atletas e familiares, esta atividade é já uma referência e um dos momentos mais aguardados e especiais da época desportiva. É uma verdadeira celebração do Andebol e do espírito especial de quem inicia e prossegue esta magnífica modalidade”, afirma o presidente da Associação de Andebol de Leiria.

Agenda – Andebol e Cultura

8 de Junho (09:30 /12:30)
• Lisboa – junto à Torre de Belém, com visita ao Monumento
• Alcobaça – em frente ao Mosteiro, com visita ao Monumento
• Vila do Conde – visita à Nau Quinhentista

10 de Junho (09:30/12:30)
• Batalha – junto ao Mosteiro, com visita ao Monumento
• Viseu – no Adro da Sé e visita ao Museu Grão Vasco

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais