Ulisses Pereira integra Conselho Consultivo da Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto

PUB

Ulisses Pereira foi indicado pelo Comité Olímpico de Portugal para fazer parte do recém-criado organismo, que terá a sede em Viseu.

A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), com sede em Viseu, reuniu pela primeira vez a 22 de julho e, na ocasião, realizou-se uma cerimónia de inauguração que contou com a presença do Ministro da Educação com a tutela do desporto, Tiago Brandão Rodrigues, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo e de Ulisses Pereira, membro do Conselho Consultivo da APCVD.

Realizou-se hoje a primeira reunião do Conselho Consultivo da Autoridade Contra a Violência no Desporto, que é composto por membros de várias entidades ligadas ao Governo, ao Desporto e à Segurança. Eu fui indicado pelo Comité Olímpico de Portugal, que é uma das entidades que faz parte do Conselho Consultivo e é com expectativa muito alta que vejo o trabalho da Autoridade Contra a Violência no Desporto, em que está em causa o tratamento de matérias tão importantes e relevantes para o Desporto em Portugal”, referiu Ulisses Pereira. “Hoje será a primeira reunião e é, também, inaugurada a sede da Autoridade Contra a Violência no Desporto, em Viseu. Este é, do ponto de vista do trabalho, o “momento zero” deste Conselho Consultivo e eu espero estar à altura deste importante desafio“, acrescentou o próprio.

A APCVD garante, em articulação com as forças de segurança, a fiscalização do cumprimento do regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, assegurando a instrução de processos contraordenacionais e a aplicação de coimas e sanções acessórias, nunca esquecendo a prevenção. Tem, ainda, como missão a promoção de atividades relacionadas com a criação de um contexto desportivo assente em princípios e valores éticos, entre outras atribuições.

A criação desta Autoridade é, deste modo, um passo fundamental no sentido de alcançar o objetivo assumido pelo XXI Governo de promoção da intervenção sobre os fenómenos de violência associados aos espetáculos e, particularmente, às atividades desportivas.

Patrocinadores Institucionais