FAP associou-se ao projecto “Autismo a dois passos do emprego”

PUB

A FAP integrou um jovem deste projeto durante uma semana, em contexto real de trabalho.

O enquadramento deste projeto assenta nas dificuldades que as pessoas com autismo têm em encontrar ou conservar emprego, por falharem nas competências das áreas social e interpessoal, devido às suas características. Em anteriores projetos do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), “Sei Trabalhar” e “Novos caminhos para o trabalho”, a Federação Portuguesa De Autismo criou um currículo experimental baseado em resultados de investigação junto de empregadores e empregados. A inovação deste projeto consiste em testar em contexto real a eficácia desse currículo experimental.

A FAP associou-se a este projecto com o objectivo de possibilitar a inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho, em contexto real de emprego. Neste primeiro contato com este projeto, a FAP proporcionou a oportunidade a um jovem de 26 anos, de estagiar em contexto real de trabalho durante vários dias. Nestes dias, o jovem foi integrado no Departamento de Formação, tendo colaborado em várias atividades, cumprindo com sucesso todos os objetivos traçados.

Este primeiro contato foi bastante enriquecedor para ambas as partes e também permitiu concluir que é possível enquadrar pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. No entanto, de forma a que isso aconteça, existe a necessidade de se criarem mais oportunidades e ocasiões que permitam a integração das pessoas autistas com sucesso no mercado real de trabalho.

Patrocinadores Institucionais