FC Porto Sofarma conquista Supertaça Masculina

PUB

O FC Porto Sofarma venceu o primeiro troféu da época 2019/2020, com um triunfo por 28-22 sobre o Águas Santas Milaneza. É a 7º Supertaça para os azuis e brancos.

Foi com lotação quase esgotada que FC Porto Sofarma e Águas Santas Milaneza entraram em campo no Centro Multiusos de Lamego, cidade que acolheu as Supertaças Masculina e Feminina – conquistada pelo Colégio Gaia/Colgaia, CDE-Toyota – como também a IX Gala do Andebol, que consagrou, na noite de sábado, Alfredo Quintana (Melhor Guarda-Redes), Rui Silva (Melhor Jogador) e Magnus Andersson como o Melhor Treinador das Provas Masculinas da época passada.

Saiu das mãos de André Gomes o primeiro golo da Supertaça Masculina e Diogo Branquinho fez o 2-0 para o FC Porto Sofarma, mas os comandados de José António Silva, também com dois golos seguidos, empataram o resultado. No entanto, a formação portista logo voltou a chamar a si o comando do marcador e, aos minutos, vencia por 4-2. O Águas Santas Milaneza encontrou muitas dificuldades em passar pela forte defensiva portista, tentou de várias formas anular os pontos fortes do adversário – marcação individual a Miguel Martins – e chegou a aproximar até à diferença mínima (12-11) a cinco minutos do intervalo, mas o FC Porto Sofarma, que acabou por liderar durante todo o primeiro tempo – com Thomas Bauer muito bem, na baliza – foi para o descanso a ganhar 14-12.

O Águas Santas Milaneza reentrou bem na partida e voltou a reduzir a diferença (15-14), mas os “dragões” – com Alfredo Quintana a fazer-se notar na baliza – não acusaram a pressão e dilataram o resultado novamente. A meio da segunda parte, a equipa de Magnus Andersson seguia na frente (22-16) e, até ao final da partida, o Águas Santas já não conseguiu voltar a equilibrar o resultado. O FC Porto Sofarma liderou o marcador até ao apito final e venceu por 28-22, conquistando assim a 7ª Supertaça Masculina.

Miguel Martins (FCP), João Gomes e Vasco Santos (Águas Santas Milaneza) foram os melhores marcadores da Supertaça Masculina, com 5 golos cada.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se mal terminou a partida. À equipa de arbitragem foram entregues medalhas de participação, pela Vereadora da Cultura e Desporto da autarquia, Ana Catarina Rocha e o Vice Presidente da CM Lamego, António Alves da Silva, entregou lembranças do Município aos participantes.

António Alves da Silva e o Diretor Regional do IPDJ, Vítor Dias, procederam à entrega das medalhas e da taça à equipa vencida Àguas Santas Milaneza.

Por fim, as medalhas à equipa vencedora foram entregues por Joaquim Escada, Presidente da AA Viseu e pelo Presidente da Autarquia, Ângelo Moura – que, a par com o Vice Presidente da FAP, Augusto Silva, fizeram a entrega da Supertaça 2019/2020 ao FC Porto Sofarma.

Na conferência de imprensa após a Supertaça, José António Silva começou por recordar que “em primeiro lugar, era à partida um jogo difícil para nós, pelas razões que apresentei antes do jogo. Estamos com algumas dificuldades no plantel, estamos numa fase de reconstrução da nossa equipa e defrontámos uma equipa poderosíssima como é o FC Porto. No entanto, acho que acabamos por fazer um excelente jogo, estamos de alguma forma satisfeitos com aquilo que produzimos, explorámos até ao máximo que pudemos as nossas potencialidades atuais e demos uma luta que eu acho que não deslustra, bem pelo contrário, a uma equipa, como eu já disse, muito forte como é o FC Porto, que acabou por ganhar esta Supertaça com mérito, com justiça e confirmando o favoritismo que, na minha opinião, lhe era atribuído“, considerou o treinador do Águas Santas Milaneza.

Magnus Andersson confessou-se “muito feliz por termos ganho este jogo. Eu penso que éramos favoritos e não pus outra hipótese a não ser ganhar este jogo. Mas não estou tão satisfeito pela forma como jogámos hoje, ganhámos mas não foi fácil e tenho muito respeito pelo Águas Santas, que nos criou muitas dificuldades. Mas precisamos de melhorar um bocadinho, houve muitas situações em que facilitámos. Lutámos muito na defesa, às vezes durante 20, 30, 40 segundos, mas depois há uma má decisão, que não vai de encontro às nossas regras, à forma como devemos fazer as coisas. Ganhámos este jogo, mas temos de aprender com ele. Quando temos uma vantagem de três, quatro golos, facilitamos, fazemos erros na defesa ou no ataque e temos de corrigir isso. Temos de melhorar em algumas situações“, constatou o treinador do FC Porto Sofarma.

Patrocinadores Institucionais