Campanha Start to Talk alerta para o abuso sexual de crianças no desporto

PUB

Start to Talk” é uma campanha de apelo do Conselho da Europa para que as autoridades públicas e o movimento desportivo em particular, ponham fim ao abuso sexual infantil – à qual a Federação de Andebol de Portugal se associou.

O Governo e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) participaram, em 2017, na iniciativa Pro Safe Sport+, dinamizada pelo Conselho da Europa e da Comissão Europeia com o objetivo de consciencializar governos e organizações não governamentais sobre o abuso sexual de crianças no desporto.

A Federação de Andebol de Portugal esteve presente, a 11 de Dezembro, na Mesa Redonda “Violência Sexual no Desporto – Campanha Start to Talk”, onde foi feita a apresentação da referida campanha. Na ocasião, foi também apresentado o Kit de Formação para Prevenção e Resposta a Situações de Potencial Violência Sexual contra Crianças e Jovens no Desporto (disponível abaixo).

Start to Talk” é uma campanha de apelo do Conselho da Europa para que as autoridades públicas e o movimento desportivo em particular, ponham fim ao abuso sexual infantil. Ao aderir a este convite, os governos, clubes desportivos, associações e federações, bem como atletas e treinadores, comprometem-se a tomar medidas concretas para prevenir e responder ao abuso. “Start to talk” é sobre adultos que quebram o silêncio e dão voz às crianças.

O lançamento da Campanha em Portugal é uma iniciativa promovida  pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), com organização do Instituto Português Juventude e Desporto (IPDJ), em parceria com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e a Confederação Portuguesa de Associações de Treinadores.

Pretende-se com esta iniciativa:

O Kit de Formação para Prevenção e Resposta a Situações de Potencial Violência Sexual contra Crianças e Jovens no Desporto está disponível aqui:

Mais informações sobre a Campanha “Start to Talk“:
https://www.coe.int/pt/web/human-rights-channel/stop-child-sexual-abuse-in-sport
https://pjp-eu.coe.int/en/web/pss/home

Patrocinadores Institucionais