Projeto de Formação – Atletas de Seleção: segunda sessão abordou cinco temáticas

PUB

Nutrição, Suplementação, Comunicação, Redes Sociais e Língua Inglesa foram os temas das últimas sessões do Projeto de Formação de Atletas de Seleção.

As sessões decorreram em paralelo com o estágio das Seleções Nacionais de Sub-16 e Sub-18 Femininas, em Almada. Com o objetivo de desenvolver competências de carácter transdisciplinar do atleta, foram 5 os temas abordados, ao longo de 4 dias.

Através da parceria da FAP com a Prozis, foi possível desenvolver o tema da Nutrição Desportiva. A formadora Mafalda Cunha abordou, entre vários assuntos, a importância de cada um dos grupos alimentares para o rendimento desportivo, as diferentes necessidades que o organismo exige, o estado da hidratação, o que é a suplementação e os seus benefícios para a performance desportiva.

A sessão sobre Comunicação e Redes Sociais foi dividida em duas partes. A primeira – “As Boas Práticas da Comunicação”, foi lecionada por Ana Silva, do Departamento de Comunicação do Comité Olímpico de Portugal (COP); a segunda, sobre a “Comunicação nas Redes Sociais”, foi dirigida por Ana Teixeira, responsável pelo departamento de Comunicação e Imagem da FAP.

A relevância e a dependência que atualmente existe no domínio das línguas estrangeiras no desporto foi o foco da sessão sobre a Língua Inglesa. A formadora, Leonor Mallozzi, responsável pelo Departamento de Relações Internacionais da FAP, procurou chamar a atenção das atletas para a relevância do “Porquê Aprender Inglês no Desporto?” e ofereceu “Dicas Essenciais de Como Aprender Inglês” para que, individualmente ou em grupo, as atletas procurem aprofundar o seu conhecimento.

Em paralelo aos testes físicos realizados com a parceria do CAR do Jamor, o Dr. Bruno Pereira proporcionou uma sessão de aconselhamento sobre Nutrição individual às atletas.

O Projeto de Formação – Atletas de Seleção terá continuidade nos próximos estágios.

Patrocinadores Institucionais