Andebol4Girls: Um projeto ambicioso para fomentar a igualdade no desporto

PUB

Projeto Andebol4Girls surge de uma parceria entre a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e a Federação de Andebol de Portugal para tentar equilibrar a balança no que diz respeito a atletas masculinos e femininos.

Os alunos da Escola EB 2,3 com Secundário de Santo António, no Barreiro, ficaram a conhecer o projeto Andebol4Girls que visa fomentar a igualdade de género no andebol, e no desporto em geral, e nasceu de uma parceria entre a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e a Federação de Andebol de Portugal.
Os esforços de ambas as entidades surge devido à preocupação iminente de haver uma diferença considerável entre atletas masculinos e femininos.

Juliana Sousa, vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal e coordenadora do projeto, explicou a necessidade da criação de uma iniciativa como esta e também o porquê deste projeto ter sido apresentado na Escola EB 2,3 com Secundário de Santo António, no Barreiro: “O andebol é um desporto para todos. O projeto chama-se Andebol4Girls mas é um andebol direcionado para toda a gente. Queremos sensibilizado género feminino a praticar a modalidade porque estamos em falta. (…) Esta escola não tem o andebol como desporto integrado no desporto escolar, o nosso objetivo é também dar a conhecer a nossa modalidade e, essencialmente, queremos passar a mensagem da importância de praticar desporto, quer as raparigas quer os rapazes. Acima de tudo, que se sintam bem a praticar desporto e se for o andebol, melhor ainda.” – rematou.
O projeto Andebol4Girls está a dar os primeiros passos e tem quatro embaixadoras de três áreas diferentes da modalidade: Joana Resende (atleta da Seleção Nacional de Andebol), Helena Mendes (treinadora) e Marta e Vânia Sá (árbitros de andebol).
A escolha destas embaixadoras consiste em transmitir a mensagem de que: “sejam jogadoras, dirigentes ou árbitros, o importante é trazer mais mulheres para o andebol.” – finalizou Juliana Sousa.

Joana Resende esteve presente na iniciativa e partilhou com os mais novos a experiência de ser jogadora profissional de andebol e, ao mesmo tempo, estudante no ensino Universitário. “O facto de ter sido escolhida para ser embaixadora deste projeto deixa-me bastante orgulhosa e sinto uma enorme responsabilidade. Eu valorizo muito o desporto e, para além do andebol, gosto de partilhar a minha felicidade em praticar desporto. Eu gostava de ver mais meninas a praticar desporto porque elas também o podem fazer, não só no andebol mas nas diversas modalidades que existem.” – afirmou.

Patrocinadores Institucionais