Jovens combatem violência no namoro

PUB

Abertas as inscrições para voluntários/as da ação “Namorar com fair play”

Encontram-se abertas as inscrições para jovens voluntários/as integrarem a rede nacional de voluntariado «Namorar com fair play» que se propõe desenvolver ações promotoras da prevenção da violência no namoro junto dos seus pares.

A ação de voluntariado jovem «Namorar com fair play», promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, é dirigida a jovens dos 16 aos 30 anos, do 3.º ciclo do ensino básico, secundário e universitário. Visa, de forma lúdico-pedagógica, incentivar as pessoas jovens para uma cidadania ativa e participativa, contribuindo, assim, para alteração de comportamentos violentos no namoro.

Após a seleção, os/as jovens recebem formação após a qual desenvolvem, durante cerca de sete meses em escolas, associações juvenis e outras entidades, as suas ações.

 esde há quatro anos, a ação de voluntariado jovem «Namorar com fair play» envolveu 249 voluntários/as em 583 ações desenvolvidas em mais de 251 entidades (escolas e associações) abrangendo mais de 32 500 participantes.

 Dados do Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro 2020, da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) dão conta que 58% de jovens que namoram ou já namoraram reportam já ter sofrido pelo menos uma forma de violência e 67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência.

Não fique indiferente.

Para inscrições, por região:

Algarve

Alentejo

Centro

Lisboa e Vale do Tejo

Norte

Patrocinadores Institucionais