Quarta-feira é um dia repleto no Ciclo de Formação

PUB

Na quarta-feira começa um novo dia no Ciclo de Formação Online, com preleções de Teresa Rocha, sobre a Ética no Desporto, de Tiago Sousa e Sérgio Monteiro, sobre guarda-redes e prevenção de lesões, e ainda, Luís Santos e Miguel Vasconcelos, sobre o planeamento e quadro táctico no XPS Network – Sideline Sports.

Já na terça-feira, foi a vez de Paulo Félix, Selecionador Nacional de Andebol de Praia, dar uma formação sobre Andebol de Praia, analisando o modelo e sistemas de jogo, ou seja, um conjunto de princípios e ideias para abordar um jogo de Andebol de Praia. Também João Castro, treinador adjunto do QUABIT Balonmano Guadalajara proporcionou uma sessão onde foi feita uma comparação do Andebol Espanhol com o Português – uma perspetiva. Pode consultar estas duas preleções mais abaixo.

Para quarta-feira, está reservada uma primeira preleção, com Teresa Rocha, Vice-Presidente da Confederação de Treinadores, onde abordará o que é a ética, as suas estruturas e o plano nacional da ética desportiva. Numa segunda parte, fará uma abordagem da ética na percepção olímpica nos treinadores em Portugal, com debate no fecho.

Durante a tarde, Tiago Sousa e Sérgio Monteiro, elementos integrantes das Seleções Nacionais, irão levar a cabe uma formação dividida em duas partes, a primeira de Tiago Sousa, que pretende aliar a especificidade do treino do guarda-redes através da adaptação de alguns exercícios, abordando os mesmos desde a força à potência, passando pela velocidade. Já Sérgio Monteiro, falará sobre a prevenção de lesões e a diminuição do risco das mesmas, discutindo em que consiste o risco de lesão e apresentar a missão da Unidade de Saúde e Rendimento, terminando com debate.

E no final do dia, Luís Santos e Miguel Vasconcelos, das Seleções Nacionais Femininas, farão uma formação com o objetivo de apresentar o planeamento aos treinadores, através da plataforma XPS, pretendendo fornecer aos mesmos uma visão sobre a construção de exercícios, a forma de organização de várias pastas de exercícios e a criação de exercícios, através da exploração do quadro tático. Por outro lado, apresentar uma ferramenta que permite criar os treinos num calendário, tendo o controlo do treino, o que nos permite em última instância analisar todas as estatísticas da equipa e o trabalho realizado durante uma época.

Todas as Sessões estão já esgotadas e a formação de Teresa Rocha, bem como de Luís Santos e Miguel Vasconcelos terão transmissão aqui: Ciclo de Formação

Pode consultar algumas das preleções que já decorreram aqui:

“Treino Individual e Perfil do Atleta” de Ana Seabra e Miguel Vasconcelos:

“Andebol de Praia” de Paulo Félix:

“Comparação do Andebol Português e Espanhol” de João Castro:

“Planeamento e Quadro Tático” – Luís Santos e Miguel Vasconcelos:

Patrocinadores Institucionais