Campeonato do Mundo voltará a ver as cores de Portugal

PUB

A Federação Europeia de Andebol (EHF) decidiu cancelar o Play-Off para o Mundial, em virtude da pandemia do COVID-19, e atribuir os respetivos lugares da qualificação europeia.

Os Play-Offs da 1ª e 2ª Ronda, do Campeonato do Mundo, que irá decorrer em 2021, no Egipto, foram cancelados. Com base no ranking final do Euro 2020, a Federação Europeia de Andebol decidiu que Eslovénia, Alemanha, Portugal, Suécia, Áustria, Hungria, Bielorússia, Islândia, República Checa e França estão qualificadas para o Mundial. Juntando-se assim a Espanha, Croácia e Noruega que já estavam qualificadas como as melhores três equipas do EHF Euro 2020. O Campeonato do Mundo – Egipto 2021 decorrerá de 14 a 31 de Janeiro.

Relembramos que Portugal não marcava presença no Campeonato do Mundo desde 2003, altura em que foi organizador da prova. Esta qualificação é apenas atingida pela extraordinária prestação da Seleção Nacional no Campeonato da Europa de 2020, onde alcançou um histórico 6º lugar.

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, mostrou-se satisfeito com esta decisão “Esta indicação de Portugal para o Mundial do próximo ano resulta do excelente desempenho da nossa Seleção no Europeu de janeiro último. É mais do que merecida e o Andebol português está de parabéns. O último Mundial em que participámos foi em 2003. Agora, depois do Europeu 2020, estamos no Mundial 2021. Parabéns a todos os que tornaram isto possível. Estamos a viver momentos difíceis para todos, mas estas notícias deixam-nos confiantes no futuro da modalidade.” – rematou o Presidente.

Qualificação EHF EURO 2022 / Torneio Pré Olímpico

As seis equipas europeias que disputam o Torneio Pré Olímpico (Alemanha, França, Noruega, Portugal, Eslovénia e Suécia) jogarão as respetivas qualificações para o EHF Euro 2022, em coordenação com a Federação Internacional de Andebol para que não se acrescentem novas semanas internacionais.

A Federação Internacional de Andebol (IHF) avançou com as datas 12 a 14 de Março de 2021 para o Torneio Pré Olímpico.

Women’s EHF EURO 2020

As quatro restantes rondas da qualificação para o EHF Euro 2020 foram canceladas, baseado no ranking do EHF Euro 2018, França, Rússia, Países Baixos, Roménia, Suécia, Hungria, Montenegro, Alemanha, Sérvia, Espanha, Eslovénia, Polónia, República Checa e Croácia estão qualificadas, assim como Noruega e Dinamarca, como anfitriãs. O sorteio para o Campeonato da Europa Feminino terá lugar no dia 18 de Junho, em Viena.

Campeonatos Europeus de Camadas Jovens

O Campeonato da Europa de Sub-20, na Áustria e Itália, será reagendado, com possibilidade de se realizar em Janeiro de 2021, antes ou durante do Mundial do Egipto, mas a decisão final só será levada a cabo em junho, assim como o Campeonato da Europa de Sub-18, na Eslovénia. Já o European Open de Sub-16 Feminino foi cancelado.

Andebol de Praia

A qualificação para o Campeonato da Europa 2021, marcada para julho, na Georgia, foi cancelada. Os Campeonatos da Europa de Sub-16, em Feminino e Masculino, marcados para Silvi Marina foram adiados, com a data proposta a ser de 24 a 27 de Setembro, a ser confirmada em junho.

Pode consultar o comunicado da Federação Europeia de Andebol ao clicar aqui.

Patrocinadores Institucionais