Fórum de Andebol de Praia da Federação Europeia de Andebol

PUB

Mário Bernardes, responsável pelo Andebol de Praia da Federação de Andebol de Portugal, participou nesta reunião, a convite da Federação Europeia de Andebol (EHF), com o tema “O futuro do andebol de praia na próxima década”.

Ole Jorstad, Presidente da Comissão de Andebol de Praia da EHF convidou 21 participantes, de 17 países diferentes, para participarem neste fórum. O foco principal esteve na possibilidade de usar aspetos positivos para tornar o andebol de praia mais conhecido/atraente e alcançar os grupos-alvo em diferentes canais – especialmente no âmbito da atual da pandemia de coronavírus.

Mário Bernardes, representante de Portugal nesta ocasião, abordou o crescimento exponencial de atletas e de eventos em solo nacional, afirmando que o foco futuro será em atletas novos, que nunca praticaram outros desportos, para que não estejamos muito dependentes de jogadores indoor; realçando a importância de aumentar o número de jogadores e adeptos através de programas específicos nas escolas e universidades. O responsável do Andebol de Praia realçou ainda que é crucial um treino especializado para treinadores e dirigentes nesta vertente, apostando também no relacionamento entre Federações que têm esta vertente e Federações que não têm. Mário Bernardes afirmou ainda que a época de andebol de praia devia ser prolongada e que o formato do EBT deve ser mais organizado e rigoroso enquanto que o EBT Finals devia permitir a participação de mais equipas para dar mais dimensão ao momento; sendo que as organizações dos eventos necessitam de aumentar o seu profissionalismo, para que possam angariar patrocinadores de relevo, ativando as marcas e o engagement dos adeptos. No final, Mário Bernardes destacou ainda a importância do registo de jogadores e transferências funcionar da mesma forma que no indoor.

Como resumo desta reunião, foram definidos diversos objetivos, como:

Patrocinadores Institucionais