Andebol de Praia na lista preliminar para os Jogos Europeus 2023

PUB

3.ª edição dos Jogos Europeus terá lugar em Cracóvia-Małopolska, na Polónia.

Os Comités Olímpicos Europeus (COE) receberam este fim-de-semana uma delegação da Polónia na sede do Comité Olímpico Nacional Italiano, em Roma, para discussões sobre a 3ª edição dos Jogos Europeus, que estão agendados para o Verão de 2023, em Cracóvia-Małopolska, na Polónia.

A Ministra do Desporto polaca, Danuta Dmowska-Andrzejuk, apresentou um relatório sobre o programa desportivo proposto pelo Ministério do Desporto em cooperação com o Comité Olímpico da Polónia, o Município de Cracóvia e a Região de Małopolska. Jozef Liba, Membro do COE ExCo, também apresentou uma visão geral abrangente sobre a proposta desportiva. As duas partes chegaram a acordo sobre uma lista preliminar de 23 modalidades para os Jogos Europeus, entre os quais o Andebol de Praia, sujeita a negociações finais com cada uma das Federações Desportivas Europeias e Internacionais. Um critério-chave para a seleção foi o facto das modalidades utilizarem os Jogos Europeus como campeonatos continentais e/ou oferecer qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A lista preliminar é a seguinte:
Tiro com arco
Natação artística
Badminton
Basquetebol 3×3
Andebol de praia
Breaking
Canoagem (slalom; sprint)
Ciclismo (bicicleta de montanha; estrada)
Esgrima
Ginástica
Judo
Karaté
Pentatlo moderno
Corrida de montanha
Rugby sevens
Tiro
Salto de esqui (Verão)
Escalada desportiva
Ténis de mesa
Triatlo
Voleibol (voleibol de praia; voleibol indoor)
Halterofilismo
Wrestling

A reunião foi liderada pelo atual Presidente do COE Niels Nygaard e pelo Secretário-Geral Raffaele Pagnozzi e contou com a presença de representantes dos governos federal, regional e municipal polacos, incluindo o Vice-Primeiro Ministro e Ministro do Património Estatal Jacek Sasin, a Ministra do Desporto polaca Danuta Dmowska-Andrzejuk, o Presidente da Câmara de Cracóvia Jacek Majchrowski, e o Marechal da Região Małopolska, Witold Kozłowski. Também esteve presente uma equipa do Comité Olímpico Polaco chefiada pelo Presidente Andrzej Krasnicki.

Patrocinadores Institucionais