EHF European Cup: Colégio de Gaia Toyota procura uma vaga nos oitavos-de-final

PUB

A formação gaiense vai à Gran Canária disputar a 3ª Ronda de Qualificação da EHF European Cup, frente ao Rocasa Gran Canária, às 17h00, em jornada dupla, sábado e domingo.

O Colégio de Gaia Toyota está à procura de uma vaga nos oitavos-de-final e, tem pela frente um adversário de peso que, neste momento, é 2º classificado, do Grupo B, das Guerreras Iberdrola, com cinco vitórias em seis jogos. Ao passo que, o Colégio apenas disputou um encontro do Campeonato 1ª Divisão Feminina, que se traduziu num empate frente à Juve Lis.

Paula Marisa Castro, treinadora do Colégio de Gaia Toyota, reconhece o mérito da sua equipa: “Temos um grande desafio pela frente nesta eliminatória da EHF European Cup mas é o habitual preço de nos mantermos no topo do andebol nacional e para isso muito tem contribuído a nossa aposta na internacionalização das nossas jovens. Somos um projeto de formação académica, com uma ante câmara de desporto escolar nas equipas mais jovens que alimenta as equipas mais velhas, assente intencionalmente numa estrutura dedicada mas voluntaria e amadora. A nossa equipa sénior é o espelho disso mas temos de ter os pés bem assentes no chão para mantermos o nível que temos alcançado. Recordo que fomos campeões em 2017 e 2019 e em 2020, quando o campeonato foi interrompido íamos com seis pontos de avanço. Somos o clube mais credenciado de um concelho enorme como Vila Nova de Gaia, o único campeão de uma 1º Divisão entre as modalidades olímpicas e o único da cidade de Gaia que participa nas competições europeias, onde já vamos na 30º participação.” – referiu.

A técnica da formação gaiense realçou o poderio da formação espanhola: “Com o nosso amadorismo temos enormes dificuldades perante equipas profissionais que contratam as melhores e treinam bi-diariamente como vai acontecer agora. O Rocasa Gran Canaria tem um currículo recente impressionante, quer em Espanha (campeão em 2019 e vice-campeão em 2014, 2015 e 2016) quer a nível internacional onde venceu a Challenge Cup em 2016 e 2019, além de finalista em 2018. Acresce que já vão para a 7º jornada do seu exigente campeonato enquanto nós só ainda realizamos um jogo com estes diversos adiamentos devido à COVID-19.” – destacou.

Paula Marisa Castro rematou com a ambição tradicional de um projeto como o Colégio de Gaia Toyota: “O contacto internacional é decisivo para o nosso projeto, por isso participamos todos os anos, mas umas vezes o sorteio determina adversários mais ou menos acessíveis, mas tanto numa como nas outras vezes tiramos o máximo destes jogos e valorizamos as nossas jogadoras que se motivam, entusiasmam, transcendem e valorizam-se mais do que nunca, o que depois se reflete positivamente na nossa competição interna. São uns dos nossos pontos altos da época quer para as jogadoras quer para a promoção e desenvolvimento da modalidade, da nossa instituição e da nossa cidade. É com este espírito que vamos confrontar o Rocasa Gran Canaria sacando os aspetos mais positivos. Vai ser muito difícil mas de certeza que, aconteça o que acontecer, ficaremos mais forte. Vamos tentar surpreender as espanholas frente ao seu favoritismo e profissionalismo, optando por uma defesa agressiva, explorando as transições rápidas e apostando num ataque prolongado e seguro com exploração dos 6 metros e usando a meia distância com cuidado para não sofrermos de contra golpe.” – rematou.

EHF European Cup – Ronda 3 – Qualificação
1ª mão

21/11 – Rocasa Gran Canaria : Colégio de Gaia Toyota, 17h00
2ª mão
22/11 – Colégio de Gaia Toyota : Rocasa Gran Canaria, 17h00

Patrocinadores Institucionais