Seleção Nacional A Feminina: Estágio a decorrer em Rio Maior

PUB

Ulisses Pereira satisfeito com trabalho realizado nos primeiros dias, com vista à Fase 2 de Qualificação para o IHF World Championship 2021.

A Seleção Nacional A Feminina arrancou a preparação para a derradeira fase de qualificação para o IHF World Championship 2021, onde Portugal se encontra após a desistência da Finlândia da fase anterior, devido à COVID-19. O estágio arrancou no início desta semana (15 de março) – termina no próximo dia 19 – e para além dos treinos de pavilhão e ginásio intercalados, contará ainda com um treino conjunto com a Seleção Brasileira. No início dos trabalhos, o Selecionador Nacional, Ulisses Pereira, afirma que está satisfeito com a motivação e compromisso das atletas. “Começámos apenas hoje os treinos, devido ao dia de ontem ter sido dedicado aos Testes Covid-19 e à espera dos seus resultados. As primeiras impressões dos treinos são muito boas com as jogadoras a colocarem em prática algumas das ideias que lhes apresentámos, nomeadamente o aumento da agressividade defensiva e das saídas ao ímpar no processo defensivo” – afirmou.

Portugal irá conhecer o adversário na 2ª e derradeira Fase de Qualificação para o Campeonato Mundial apenas no dia 22 de março, num sorteio que terá lugar em Viena, Áustria. O líder da comitiva portuguesa revelou algumas preferências, com a certeza de que o oponente será sempre de elevado grau de exigência. “Gostaríamos de poder já conhecer o nosso adversário para os play-offs de apuramento para o Mundial, mas o sorteio só será realizado depois deste estágio, pelo que estamos a trabalhar o nosso modelo de jogo sem ter em conta as naturais adaptações ao adversário que teremos pela frente. Sabemos que será sempre uma equipa muito forte, pois sairá do grupo de cabeças de série, mas a podermos optar, eu escolheria evitar a Rússia e a Roménia e preferiria selecções como a República Checa ou Eslovénia” – revelou.

Este estágio de Rio Maior marca também a estreia de algumas atletas na Seleção A e sobre as quais Ulisses Pereira reconhece as qualidades necessárias para ajudarem o grupo a atingir os objetivos pretendidos. “Estamos também a integrar jogadoras que nunca estiveram na Seleção A, embora fossem jogadoras com um percurso internacional nas Seleções Jovens. A Juceleyde Cabral é uma atleta que tem estado em evidência na última época, que já estava na nossa lista de convocadas noutras ocasiões, mas lesões de última hora impediram-na de estar presente e é alguém que, sobretudo, defensivamente pode ajudar-nos bastante. A outra estreia é a da Leonor Gonçalves, uma ponta direita que tem vindo a mostrar uma notória subida de forma e defensivamente, tem uma excelente capacidade de fechar espaços. Além delas, a guarda-redes Andreia Costa já não era convocada há muitos anos e tem feito uma época de grande nível, pelo que merece, naturalmente, a nossa aposta” – afirmou o Selecionador Nacional.

Ulisses Pereira é a voz da ambição da Seleção Nacional A Feminina, que – tal como refere – está apenas a dois jogos de fazer história. “Independentemente de quem nos toque em sorte, será sempre uma das melhores selecções da Europa mas acreditamos que temos capacidade para lutarmos de igual para igual e nos apurarmos para o Mundial. Apesar de sabermos da diferença da realidade do desporto masculino e feminino no nosso país, os resultados fabulosos alcançados pela selecção masculina são, além de motivo de grande alegria e orgulho, mais um estímulo e crença para conseguirmos fazer o que nunca foi feito no andebol feminino em Portugal – o apuramento para um Campeonato do Mundo. Sabemos que estamos a apenas 2 jogos de fazer História e é com os olhos nisso que trabalharemos toda esta semana” – finalizou.

Até ao final do estágio, Portugal ainda irá realizar um treino conjunto com a Seleção do Brasil e três dias depois, ficará a conhecer o adversário na Fase 2 de Qualificação para o IHF World Championship 2021.

Confira aqui as atletas da Seleção Nacional A presentes no estágio em Rio Maior.

Esta quarta-feira, a Seleção Nacional ficará também a saber qual será o Grupo para o Women’s EHF EURO 2022, através do sorteio que terá lugar em Viena, Áustria, às 11h00, e que será transmitido em directo no canal de YouTube da EHF e na página do Facebook do EHF EURO.

Este é o primeiro passo no caminho para o competição que decorrerá na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro em Dezembro de 2022, com três lugares nas eliminatórias (Fase 2) a serem conquistados.

As 11 equipas serão divididas em três grupos: duas de quatro equipas e uma de três. O vencedor de cada grupo avançará para as eliminatórias EHF EURO 2022, a partir de Outubro de 2021.

Pote 1: Ilhas Faroé, Portugal, Grécia
Pote 2: Itália, Kosovo, Israel
Pote 3: Finlândia, Luxemburgo, Bósnia-Herzegovina
Pote 4: Chipre, Letónia

A primeira fase de qualificação terá lugar entre 31 de Maio e 6 de Junho de 2021.



Patrocinadores Institucionais