Campeonato Placard Andebol 1: Dérbi da capital na penúltima jornada

PUB

SL Benfica recebe o rival Sporting CP e ainda sonha com o segundo lugar; Póvoa AC Bodegão CCR prepara receção ao CF Os Belenenses.

Faltam apenas duas jornadas para o fim do Campeonato Placard Andebol 1 e há ainda muitas incógnitas, desde logo, qual o emblema que terminará em segundo lugar. O Sporting CP está numa posição bastante mais confortável para segurar essa posição, mas o SL Benfica ainda tem uma palavra a dizer e, matematicamente, ainda é possível. Mas para isso acontecer, os Leões terão que perder os dois próximos jogos e o clube da Luz, que os vencer, sendo que no dérbi deste sábado entre Leões e Águias, a vantagem do SL Benfica terá que ser superior a dois golos. Quanto ao Sporting CP, um triunfo garante aos comandos de Rui Silva a segunda posição da tabela. Atualmente, quatro pontos separam os dois clubes: Sporting CP – 80 pontos (26 vitórias e duas derrotas) e SL Benfica – 76 pontos (24 vitórias e quatro derrotas).

Em antevisão ao jogo grande da 29ª jornada do Campeonato, que antecede novo dérbi a contar para a Taça de Portugal, Arnau García diz que o SL Benfica está a prepara o encontro “como se fosse o primeiro da época. Mesmo com o Campeonato já decidido, ainda temos 60 minutos para continuar a melhorar como equipa, para continuar a crescer e chegar à final four da Taça de Portugal ao mais alto nível”. O lateral espanhol revela ainda que o jogo terá algumas surpresas.

“Seguramente vão existir muitas coisas novas neste jogo. Estamos a preparar um jogo um bocadinho diferente, já jogámos uma vez com o Sporting, vamos jogar outra vez na Taça e vai ser um jogo interessante em que teremos de nos adaptar o mais rapidamente possível” – afirmou.

Do lado do Sportig CP, Rui Silva perspetiva um jogo com emoção, digno de um dérbi e reforça a importância de vencer para garantir o segundo lugar. “É o dérbi lisboeta, um jogo histórico sempre com muita paixão. Sabemos da importância que esta partida tem para os nossos adeptos. Olhando para o encontro de forma mais fria, a vitória garante-nos automaticamente o segundo lugar e, consequentemente, uma preparação mais tranquila para a próxima época. O terceiro classificado vai ter de começar a temporada mais cedo para disputar a pré-qualificação para a EHF European League” – afirmou o treinador leonino, dizendo que quer ainda confirmar a superioridade face ao adversário.

“Ao mesmo tempo, a vitória será importante para demonstrar a nossa supremacia em relação ao SL Benfica, com quem ainda não perdemos esta época. Ainda assim, também é importante para o SL Benfica porque eles querem ficar no segundo lugar. No fim-de-semana a seguir a este vamos defrontá-los num jogo que poderá dar acesso a um título. É essencial estarmos bem neste para podermos preparar da melhor forma a meia-final da Taça de Portugal” – referiu.

O jogo contará com transmissão em direto na BTV e na andeboltv, a partir das 15h00 deste sábado.

No mesmo dia e à mesma hora, o Póvoa AC Bodegão CCR tem encontro marcado com o CF Os Belenenses, num jogo que pouco irá decidir, sendo que os poveiros ainda podem chegar ao 6º lugar. As duas equipas estão separadas por oito pontos, sendo que a equipa de Belém conta com 17 vitórias, três empates e oito derrotas e o emblema nortenho apresenta um registo mais negativo, com 13 vitórias, três empates e 12 derrotas. As duas equipas querem terminar, naturalmente, a temporada vencendo os dois jogos que restam para confirmar – ainda mais – a boa época que ainda estão a realizar.

Pedro Cruz, ponta-esquerda do Póvoa AC Bodegão CCR, reforça a importância do jogo para a sua equipa, que ainda quer subir um lugar na tabela. “Com o aproximar do final da época, este jogo contra o CF Os Belenenses apenas tem interesse para a nossa parte, tendo em conta que o Belém já mantém o quinto lugar, enquanto que nós ainda estamos na luta por uma vaga no sexto posto. A equipa do Belém é constituída por jogadores com enorme experiência, bastante bem orientada pelo professor Luís Monteiro, mas iremos fazer os possíveis para repetir o excelente jogo que fizemos na primeira volta, que terminou com uma diferença de 4 golos. Esta semana de trabalho deu para corrigir alguns erros que fizemos no último jogo para a Taça de Portugal. De salientar, que toda equipa técnica, direção e jogadores do Póvoa Andebol Clube estão de parabéns pela grandiosa época que vimos a realizar. Salvaguardo que este será o melhor resultado de sempre na história do Póvoa Andebol Clube e muito provavelmente o melhor resultado de uma equipa no seu primeiro ano enquanto primodivisionário” – afirmou o atleta de 28 anos.

Quanto ao CF Os Belenenses, a equipa está confortável no 5º lugar e Luis Monteiro, para além de mostrar conhecimento sobre o adversário e tecer alguns elogios, salientou que a equipa não quer repetir o resultado da primeira volta, em que os poveiros sairam vencedores. “O Póvoa tem sido a equipa revelação do campeonato, tendo já garantido um lugar na primeira metade da classificação, o que é brilhante para um clube que está pela primeira vez na Primeira Divisão. Tem um 6:0 defensivo bastante móvel e muito bem escudado pela enorme qualidade de um guarda-redes que é uma referência no andebol, o Humberto Gomes. No ataque organizado, utiliza com frequência a circulação dos pontas, associada a trajetórias largas dos laterais. É um jogo que não vai trazer alterações na classificação, mas que será, concerteza, interessante e esperamos conseguir ganhar, depois de termos perdido em casa na primeira volta” – afirmou o treinador do conjunto de Belém.

Pode consular o calendário completo da 29ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1, em baixo.

29ª Jornada
27.05.2021 – 20h00 – Boavista FC x FC Porto, 31:46 (17:21)
29.05.2021 – 15h00 – SL Benfica x Sporting CP – BTV / A Bola TV / andeboltv
29.05.2021 – 15h00 – Póvoa AC Bodegão CCR x CF Os Belenenses
29.05.2021 – 18h00 – ADA Maia ISMAI x Madeira SAD
29.05.2021 – 19h00 – ABC UMinho x AD Sanjoanense Delba
29.05.2021 – 19h00 – FC Gaia Empril x Vitória FC Rest. O Novo 10
29.05.2021 – 19h30 – Águas Santas Milaneza x SC Horta TRVPRO – águassantastv / andeboltv
29.05.2021 – 21h00 – Artística de Avanca Bioria x Boa Hora FC INETUM – Artística TV / andeboltv

Patrocinadores Institucionais