Women’s EHF Euro 2022: Portugal no caminho da liderança

PUB

Seleção A Feminina venceu, esta tarde, a formação do Luxemburgo e assumiu o primeiro lugar do Grupo A.

7 Inicial: Isabel Góis, Carolina Monteiro, Patrícia Lima, Soraia Fernandes, Bebiana Sabino, Maria Pereira, Beatriz Sousa

Portugal iniciou hoje a sua participação na Pré-Qualificação para o EHF Euro 2022, que se disputa em concentração, em Prishtina, na capital do Kosovo, juntamente com a seleção da casa, Luxemburgo e Chipre. A Seleção orientada por José António Silva partiu como uma das favoritas à liderança do grupo e à vaga de qualificação para o Campeonato da Europa. Maria Pereira abriu o ativo, no Pallati i Rinise dhe Sportit, dando lugar a um parcial de 5:1, da formação lusa, no entanto, as luxemburguesas souberam responder e acabaram por igualar o encontro a 6 golos. Na chegada aos 15 minutos do encontro, Portugal conseguiu passar, novamente, para o comando e com o desenrolar do primeiro tempo, ampliou a vantagem e saiu para o descanso a vencer por 18:10.

No segundo tempo, as lusas conquistaram um parcial de 20:4, com o Luxemburgo a não ter argumentos para a defesa portuguesa, com Jéssica Ferreira na baliza nos primeiros 15 minutos e Andreia Costa no restante tempo regulamentar. Portugal averbou assim uma vitória por 38:14, com Carolina Monteiro e Patrícia Lima a serem as artilheiras do encontro, com 5 golos cada, a central ainda venceu o destaque de MVP do encontro, atribuído pela organização local.

Após a partida, José António Silva era um treinador satisfeito com o resultado e com os processos que a Seleção Nacional apresentou, tendo em conta o pouco tempo de preparação. “Fizemos um bom jogo, com tão pouco tempo de treino. Creio que conseguimos adaptar-nos àquilo que as atletas vinham a fazer e introduzir um ou outro aspeto novo e as atletas foram extraordinárias na forma como interpretaram isso mesmo. Portanto, estou muito satisfeito com a prestação da equipa e também, naturalmente, com o resultado mas há ainda muitos detalhes que temos que melhorar e muita coisa que temos que fazer. Não podemos esquecer também que a nossa atuação é condicionada pelo adversário e hoje, a partir de uma determinada altura, dos 15 minutos da primeira parte, provocámos muitas falhas e erros à equipa do Luxemburgo e conseguimos um resultado dilatado, mas contra outros oponentes teremos que reforçar e melhorar a nossa prestação e evitar algumas falhas que ainda demonstrámos. Globalmente, acho que fizemos um bom jogo, dinâmico, com agressividade e velocidade, cumprimos os objetivos que tínhamos, rodámos quase toda a gente e vamos esperar pelo jogo de amanhã para ver se damos continuidade. Estou muito esperançado no futuro da equipa” – referiu o Selecionador Nacional, salientando depois a importância de Portugal ter entrado na competição com uma vitória.

“Foi muito importante (entrar a vencer no primeiro jogo). Conforme eu tinha dito antes, um resultado que não seja positivo no primeiro jogo numa pole de apuramento, coloca de imediato muita pressão em cima de todos. Já uma vitória destas e, fundamentalmente, os indicadores [do ponto de vista da exibição da equipa] que recebemos são muito encorajadores. Agora, é bom que tenhamos a consciência de que, primeiro, temos ainda muita coisa a trabalhar e, segundo, há adversários que nos vão colocar outro tipo de dificuldades e temos que estar preparados para isso” – afirmou.

Amanhã, Portugal volta a entrar em campo, para enfrentar o Chipre, às 16h00, com transmissão no Canal 11 e José António Silva revela que não haverá alterações face ao primeiro jogo. “Tendo em conta as informações que temos da equipa cipriota, e temos apenas um vídeo que já tem algum tempo, juntando ainda a nossa observação àquilo que foi a derrota contra o Kosovo após o nosso jogo, não iremos alterar absolutamente nada. Vamos tentar manter este ritmo, esta dinâmica e a vontade de correr, jogar, contra-atacar e defender bem e, portanto, não prevejo qualquer alteração substancial da nossa parte, nem do ponto de vista tático, nem dos objetivos que temos para o jogo. Creio que será um jogo que estará ao nosso alcance, pelos indicadores que recolhemos e queremos consolidar o nosso jogo para nos tornarmos cada vez mais fortes” – disse o Selecionador Nacional.

Apenas o líder do Grupo A passará à fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2022.

Calendário – Pré-Qualificação EHF Euro 2022
03.06.2021 – 16h00 – Portugal : Luxemburgo, 38:14 (18:10)
04.06.2021 – 16h00 – Chipre: Portugal, Canal 11
05.06.2021 – 18h30 – Portugal : Kosovo, Canal 11

Patrocinadores Institucionais