EHF European League: Águas Santas Milaneza e SL Benfica em estreia

PUB

Equipas portuguesas irão disputar a primeira mão da Ronda 1 de Qualificação este sábado; Maiatos jogam em casa enquanto, Águias na Suíça.

Este sábado marca o início da caminhada europeia para Águas Santas Milaneza e SL Benfica, com a primeira mão da Ronda 1 de Qualificação agendada. O objetivo de Maiatos e Águias é chegar à fase seguinte, à Ronda 2, onde já se encontra uma outra equipa portuguesa, o Sporting CP, que terminou em 2º lugar na edição passada do Campeonato Placard Andebol 1 mas, para isso, é preciso eliminar os espanhóis do BM Logroño La Rioja e os suíços do HC Kriens-Luzern, respetivamente. Para chegar à Fase de Grupos, Águas Santas Milaneza e SL Benfica terão que ultrapassar as duas fases de qualificação.

O Águas Santas Milaneza está de regresso às competições europeias após sete anos de ausência. O primeiro jogo oficial da temporada 2021/2022 será frente aos espanhóis do BM Logroño La Rioja, equipa que terminou na 3ª posição da edição passada da Liga Sacyr ASOBAL, atrás do CD Bidasoa e do campeão FC Barcelona, de Luís Frade. A partida, referente à primeira mão da Ronda 1 de Qualificação da EHF European League, está agendada para este sábado no Pavilhão do Águas Santas e o fator casa pode ter um papel importante no arranque dos maiatos na competição.

Ricardo Moreira, novo técnico da formação maiata, abordou o início de época: “Embora tenhamos recebido dois atletas só quatro dias antes desta competição europeia, estamos em condições de enfrentar o BM Logroño La Rioja na máxima força. Sabemos que é uma eliminatória difícil e que não partimos como favoritos mas estamos aqui para contrariar as expectativas e vamos fazer tudo para passar. Não é bom começar com este grau de exigência de partidas, no entanto, não podemos escolher o calendário e cá estaremos para superar as adversidades.” Sobre o adversário desta ronda, o BM Logroño La Rioja, terceiro classificado da Liga Sacyr ASOBAL, o treinador do Águas Santas reconhece as dificuldades mas mostrou-se positivo na abordagem: “Sabemos que é uma equipa experiente, joga muito bem coletivamente, tem os seus processos bem encadeados, procuraremos explorar as debilidades deles sem pensar na segunda mão” – rematou Ricardo.

Quanto ao SL Benfica, a equipa comandada por Chema Rodríguez vai começar a campanha europeia fora de portas, em Kriens, na Suíça. O adversário é o HC Kriens-Luzern, terceiro colocado da edição passada da Quickline Handball League (Liga Suíça). A equipa portuguesa conta com vários reforços de renome, como é o caso do sueco Jonas Källman, do pivô brasileiro Rogério Moraes, que já venceu a EHF Champions League por duas vezes ao serviço do RK Vardar, e ainda, de Alexis Borges, internacional português, que trazem experiência ao plantel. O SL Benfica, recorde-se, foi eliminado nesta fase da competição na época passada, pelos austríacos do Fivers, pelo que procuram um desfecho diferente, esta temporada.

Sergey Hernández, guarda-redes de 26 anos, diz que o clube quer vingar o desfecho europeu da época passada. “Vai ser um bom jogo para mostrar que queremos estar na fase de grupos, sobretudo depois do que se passou no ano passado, que foi algo bastante difícil de aceitar [derrota nesta fase da competição]. Começamos com uma partida fora, se não conseguirmos logo um bom resultado ainda temos a segunda mão para decidir a eliminatória” – afirmou o internacional espanhol.

Já o treinador, Chema Rodriguez, mostrou-se bastante otimista com o início dos trabalhos: “Começamos a época com muita ambição, com um plantel e uma equipa muito reforçada. Temos uma base do ano passado e um conjunto de contratações que só foram possíveis graças ao esforço do Clube. Vamos tentar lutar por todos os títulos e dar o máximo em campo para que os adeptos se identifiquem com a equipa, que luta e se entrega, para que se sintam orgulhosos de nós”. Sobre os adversários suíços, o técnico referiu que “É uma equipa com bons reforços, contratou um pivô há uns dias, tem um ataque forte, um bom guarda-redes e correm muito. Além disso, dispôs de mais tempo de preparação porque não tem jogadores que estiveram nos Jogos Olímpicos. Do nosso lado, o Rogério [Moraes] e o Alexis [Borges] chegaram há poucos dias e ainda estamos a adaptar-nos uns aos outros. Acreditamos que temos um plantel mais vasto e quiçá nas rotações possamos desgastá-los. O importante é passar a eliminatória.” – afirmou Chema Rodriguez.

No total, haverá 16 jogos referentes à Ronda 1 de Qualificação da EHF European League e apenas os vencedores seguirão em frente até à Ronda 2.

Ronda 1 Qualificação – EHF European League
1.ª Mão
28.08.2021 – 17h00 – HC Kriens-Luzern x SL Benfica
28.08.2021 – 18h00 – Águas Santa Milaneza x BM Logroño La Rioja, A Bola TV

Patrocinadores Institucionais