Campeonato Placard Andebol 1: As cores de Águas Santas Milaneza

PUB

Equipa da cidade da Maia é a terceira a ser apresentada para a nova época 2021/2022.

A nova temporada já começou para o Águas Santas Milaneza, que está a meio de uma eliminatória europeia com vista à Fase de Grupos da EHF European League. A formação maiata terminou no 4º lugar da edição passada do Campeonato Placard Andebol 1 e, sete anos depois, está de regresso às competições europeias, para alegria dos adeptos que já podem regressar ao Pavilhão do Águas Santas para acompanhar a equipa de perto. Antes do início do Campeonato Placard Andebol 1, a formação orientada por Ricardo Moreira, para além da segunda mão da Ronda 1 de Qualificação para a referida prova da EHF, tem ainda agendada a participação na Final Four da Supertaça, onde vai defrontar o Sporting CP numa das meias-finais.

O Águas Santas Milaneza pertence à elite de clubes que já escreveram o nome na história do andebol em Portugal e, para a nova época 2021/2022, a fasquia volta a estar colocada no topo, com objetivos desportivos bem definidos. Para esta temporada, a equipa apresentou o habitual equipamento negro e branco.

Na época passada, a formação maiata terminou na 4ª posição, com 73 pontos e com um registo de 891 golos marcados e 829 golos sofridos.

Expectativas e ambições

O novo treinador, Ricardo Moreira, proveniente do rival da cidade ADA Maia Universidade da Maia, afirma que o objetivo da equipa passa por lutar pela vitória em todos os jogos.

“Esperamos que o Águas Santas Milaneza seja uma equipa competitiva em todos os jogos e que consiga lutar pela vitória em todos eles, sabendo que, para isso acontecer, terá que se superar em todos os momentos e fases dos jogo, em todos os momentos da época, seja qual for o adversário. Queremos ter atletas de enorme carácter e ambição para poder superar as dificuldades que vão aparecer ao longo da temporada.”

O técnico maiato salienta o estatuto do clube para traçar o percurso na nova época.

“O Águas Santas é um clube histórico da modalidade e tem estado entre os melhores, época após época. Neste ano não poderia ser diferente e assim, os objectivos passam por estar entre os grandes clubes da modalidade e lutar por estar nos lugares cimeiros do campeonato.”

Ricardo Moreira abordou a preparação na pré-época e a inclusão dos novos elementos no grupo.

“A preparação não foi a ideal porque tivemos várias mudanças na equipa e iremos ter um início com jogos duros, para além de termos recebido dois atletas vindos da Selecção Nacional sub-19 a quatro dias do 1º jogo oficial. Apesar de todas estas situações, temos tido exigência máxima e os atletas têm respondido bem. A equipa tem vários elementos novos, incluindo o treinador o que, naturalmente, requer alguma adaptação de todos. Contudo, a equipa apresenta-se motivada para os novos desafios que a época irá trazer.”

Plantel 2021/2022

Entre várias saídas, Pedro Cruz é a principal ausência no Águas Santas Milaneza para a nova temporada. O lateral de 37 anos que foi o melhor marcador do Campeonato Placard Andebol 1, consecutivamente, nos últimos anos, tranferiu-se para o FC Porto mas os dirigentes do clube maiato prontamente arranjaram soluções para colmatar a saída do atirador.

Saídas: Pedro Cruz, Nuno Grilo, Mário Oliveira, Craig McClelland, Henrique Carlota.
Entradas: Miguel Baptista (ex-CB Cangas), Rúben Ribeiro (ex-CB Cangas, emprestado pelo FC Porto), Miguel Pinto (ex-FC Gaia Empril, emprestado pelo FC Porto), André Sousa (ex-Artística de Avanca Bioria, emprestado pelo FC Porto), Alexandre Magalhães (Póvoa AC Bodegão CCR) e Ricardo Moreira (treinador).

Guarda-Redes
1. António Campos
12. Miguel Loureiro
16. Alexandre Magalhães
32. Rafael Azevedo

Central
3. André Sousa
7. Pedro Seabra Marques
11. Miguel Neves
26. Filipe Monteiro

Pontas
5. Fábio Teixeira
6. Ricardo Mourão
13. Mário Lourenço
20. Miguel Carvalho
77. Miguel Pinto

Laterais
4. Vasco Santos
8. José Barbosa
10. Rúben Ribeiro
22. Francisco Coelho
23. João Gomes
34. Miguel Baptista
97. Ricardo Rocha

Pivôs
17. Carlos Santos
19. Francisco Fontes (c)
33. Nuno Gonçalves
96. Afonso Queiroz

Boa sorte, Águas Santas Milaneza!

Patrocinadores Institucionais