Campeonato Placard Andebol 1: As cores de FC Porto

PUB

Campeão Nacional apresenta-se com os objetivos bem definidos para a época 2021/2022.

O FC Porto terminou a época passada com a conquista do título de campeão, só com vitórias, algo inédito no panorama do andebol em Portugal, bem como da Taça de Portugal, numa temporada que ficou marcada pela trágica perda do guardião Alfredo Quintana. A nível europeu, os Dragões estiveram perto de chegar aos Quartos de Final da EHF Champions League, pela primeira vez, mas acabaram por ser eliminado de forma inglória pelos dinamarqueses do Aalborg. Para o FC Porto, a defesa do título está prestes a começar, de alma e plantel renovados, mas com a mesma ambição que tem vindo a demonstrar no passado.

Na temporada passada, a formação portista terminou na 1ª posição, com uns expressivos 90 pontos (em 90 possíveis) e com um registo de 1066 golos marcados e 728 golos sofridos.

Expectativas e ambições

Magnus Andersson é a voz da ambição do FC Porto, que depois da excelente época realizada recentemente, pretende fazer ainda melhor, segundo o técnico sueco. “As expectativas, num clube como o FC Porto, são sempre as mais altas. Queremos sempre fazer melhor do que já fizemos. Sabemos os desafios que podemos encontrar, os nossos ‘rivais’ tem bons reforços, novas equipas técnicas, portanto estamos ansiosos que comece o campeonato.” – afirmou.

Pragmático, o treinador de 55 anos, diz ainda que “os objetivos passam por renovar as conquistas da época passada.”

No que toca à preparação, Magnus Andersson salienta a quantidade de atletas que representaram Portugal no Jogos Olímpicos de Tóquio2020 e abordou ainda a chegada de alguns reforços. “A preparação foi a melhor que conseguimos, tivemos quase metade da equipa nos Jogos Olímpicos e, depois de lhes dar algum tempo de descanso, arrancámos a todo o gás. Mas corre bem, ainda não acabou, ainda temos coisas a alinhar. A equipa está como poderia estar nesta altura. É um início e nem todos os começos são fáceis, estamos a integrar os atletas novos a encontrar o nosso espaço no grupo, felizmente não houve muitas trocas e estamos ansiosos para começar. Queremos que chegue o dia do primeiro jogo oficial, já na Supertaça com a equipa do SL Benfica. Estamos curiosos para ver as outras equipas como, certamente, eles querem ver como está o FC Porto, o normal de inicio de época.” – referiu.

Plantel 2021/2022

O plantel azul e branco para a nova época sofreu algumas alterações, com destaque para as saídas de dois jogadores influentes: os internacionais portugueses André Gomes, que rumou ao andebol alemão, e Miguel Martins, que ingressou nos húngaros do SC Pick Szeged. Em sentido inverso, chegaram ao Dragão dois atiradores natos, oriundos do Campeonato Placard Andebol 1, Pedro Valdés e Pedro Cruz.

Saídas: André Gomes, Francisco Costa, Manuel Spath, Martim Costa, Márton Székely, Miguel Martins.
Entradas: Diogo Oliveira (ex-HSC Suhr-Aarau), Pedro Valdés (ex-Sporting CP), Pedro Cruz (ex-Águas Santas Milaneza), Sebastian Frandsen (ex-TT Holstrebo).

Guarda-Redes
16. Nikola Mitrevski
32. Sebastian Frandsen
33. Diogo Rêma

Central
10. Diogo Oliveira
14. Rui Silva

Pontas
21. Leonel Fernandes
23. Diogo Branquinho
25. António Areia
29. Miguel Alves

Laterais
2. Pedro Valdés
9. Pedro Cruz
11. Djibril Mbengue
19. Ivan Sliskovic
24. Diogo Silva
88. Fábio Magalhães

Pivôs
4. Victor Iturriza
15. Daymaro Salina (c)
44. Jesús Hurtado

Boa sorte, FC Porto!

Patrocinadores Institucionais