III Gala do Comité Paralímpico de Portugal distinguiu Danilo Ferreira e Joaquim Escada

PUB

Selecionador Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas e Coordenador do projeto Andebol4ALL entre os 36 galardoados, com o Prémio Inclusão Pelo Desporto.

Esta quinta-feira decorreu a III Gala do Comité Paralímpico de Portugal, em Lisboa, que distinguiu 36 personalidades que contribuem direta ou indiretamente para o crescimento do desporto adaptado no nosso país. A noite foi repleta de distinções a atletas pelas conquistas em Campeonatos da Europa e do Mundo desde 2019 e nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 com as Medalhas de Mérito e Medalhas Paralímpicas e a instituições como as Federações Portuguesas de Atletismo, Badminton, Canoagem e Natação com o Troféu Paralímpico, entre outros.

Joaquim Escada, coordenador do projeto Andebol4ALL e Danilo Ferreira, Selecionador Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, foram distinguidos com o Prémio Inclusão Pelo Desporto, referente ao trabalho realizado no ano de 2020.

“Em primeiro lugar, devo dizer que é com muita satisfação que eu recebo este Prémio Inclusão Pelo Desporto, e sendo referente a esta vertente, é bastante significativo para qualquer pessoa e para mim não é exceção. Esta distinção não é exclusivamente minha, mas sim de todos os atletas com quem eu tive o prazer de trabalhar, de todas as pessoas que estiveram envolvidas nestes projetos da Federação de Andebol de Portugal, que é uma das responsáveis deste sucesso. Não vou mencionar nomes porque correria o risco injusto de me esquecer de algum, mas destaco ainda, e de forma especial, as pessoas da minha família que estão comigo no dia-a-dia, com as quais eu abdico de muitas horas em prol do desporto. Este prémio é visto como uma maior responsabilidade de tentar fazer ainda melhor no futuro. Não posso esquecer obviamente, do meu ídolo enquanto pessoa e enquanto Pai, que já não se encontra entre nós, pelo que é justo dedicar-lhe também este prémio.” – referiu o Selecionador Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, Danilo Ferreira.

O Coordenador do projeto Andebol4ALL, Joaquim Escada, partilha da mesma opinião, e diz que o prémio é o reflexo de um trabalho coletivo.

“Fiquei duplamente satisfeito, por ter recebido o prémio e por ter sido na companhia do Danilo Ferreira. É um prémio que, em primeiro lugar é da Federação de Andebol de Portugal, que nos tem dado todas as condições para que possamos colocar em prática o projeto Andebol4ALL, mas também é de todos os colaboradores, das associações regionais, com quem temos trabalhado em conjunto, dos clubes das diversas áreas da deficiência e dos nossos parceiros ANDDI e DGRSP. Sem esquecer, obviamente, as entidades que nos apoiam: o IPDJ e o INR. Este conjunto, em colaboração e parceria, fez com que o Comité Paralímpico de Portugal atribuísse este galardão a mim e ao Danilo, o que me deixa orgulhoso mas com maior sentido de responsabilidade para o futuro desta área.” – atirou.

A cerimónia reuniu atletas, treinadores, representantes federativos e diversos convidados institucionais com relação a esta dimensão desportiva, com destaque para o Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, e os Secretários de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, e da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes. 

Ação de formação para classificadores de Andebol em Cadeira de Rodas (ACR)

O Rio Maior Sports Centre vai acolher uma ação de formação destinada aos classificadores da referida vertente adaptada do andebol. Este é um ponto que tem merecido a atenção e o esforço da Federação de Andebol de Portugal e do Comité Paralímpico de Portugal, entre outras, e que visa a fomentação de uma maior equilíbrio competitivo no desporto adaptado, concretamente no ACR. As instituições competentes orgulham-se de ter introduzido as classificações a nível europeu e nesse seguimento, a realização desta ação de formação tem como objetivo aumentar o número de elementos que compõe a já existente equipa de classificadores. O Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, fez questão de mencionar a Federação de Andebol de Portugal como sendo um exemplo na área da classificação, durante a III Gala do Comité Paralímpico de Portugal.

A referida ação de formação surge como uma espécie de continuação de um evento idêntico para classificadores de Andebol em Cadeira de Rodas, realizado em 2019, do qual 14 pessoas foram aprovadas e que foi foi apoiado pelo CPP, em parceria com o IPDJ. Neste sentido, Joaquim Escada, Coordenador do projeto Andebol4ALL achou pertinente proporcionar um reforço dos conhecimentos adquiridos e contou com o apoio das já referidas entidades para esse “retomar” do curso que decorreu há dois anos.

O evento vai decorrer nos dias 15 e 16 de outubro, e contará com a presença do Dr. Jaime Antunes, do Prof. Jorge Carvalho e da fisioterapeuta Ana Moreira, como formadores. Está prevista ainda a participação de cerca de 15 pessoas, entre os quais médicos, treinadores de andebol, professores de Educação Física e fisioterapeutas. Todo o processo foi orientado pelo coordenador do projeto Andebol4ALL.

A Seleção Nacional ACR está em estágio este sábado, e a ação de formação terá relação direta com a parte prática do estágio.

Formação em Andebol em Cadeira de Rodas na Hungria

Pedro Sequeira, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e membro da Comissão de Treino e Métodos da IHF, partiu esta sexta-feira para a capital da Hungria, Budapeste, para conduzir uma formação específica na referida vertente adaptada de andebol, a convite da Federação húngara da modalidade. A ação de formação está inserida no evento “HHF-ICEC Wheelchair Handball and Goalball Coaching Course” e a intervenção de Pedro Sequeira, Theory and Methods of Parasports, decorrerá entre as 12h30 e as 14h00.

Patrocinadores Institucionais