Heróis do Mar contam com grupo alargado no Rio Maior Sports Center

PUB

António Areia, Gilberto Duarte, Pedro Oliveira e Ricardo Brandão juntaram-se à equipa na cidade ribatejana de Rio Maior.

Portugal ainda tem pela frente dois dias de trabalho e conta já com a ajuda de António Areia, ponta direita, do FC Porto, Gilberto Duarte, lateral esquerdo, que atua na LIQUI MOLY Starligue, ao serviço do Montpellier HB, Pedro Oliveira, da Artística de Avanca, que realizou os seus primeiros jogos ao serviço da Seleção A no estágio passado, frente a Alemanha e Luxemburgo; e ainda, Ricardo Brandão, pivô do FC Porto, que com 17 anos faz parte da equipa B do conjunto azul e branco. Quatro dos atletas mais novos que integram os trabalhos dos Heróis do Mar, André Sousa, João Gomes, Martim Costa e Pedro Oliveira, fazem parte dos selecionáveis da equipa de Sub-20, que irá disputar o Campeonato da Europa de 2022, em solo luso. Também Ricardo Brandão, Vasco Costa e Diogo Rêma, constam da Seleção de Sub-18, que irá jogar o Euro 2022, em Montenegro, no próximo verão. Embora alguns destes atletas não integrem a Lista de 35 Atletas do Campeonato da Europa, entregue obrigatoriamente no dia 2 de dezembro, sem possibilidade de alteração, são opções para o futuro dos Heróis do Mar.

Fábio Magalhães, o atleta mais internacional português no lote, com 160 jogos pela Seleção A, considerou que a preparação está a decorrer conforme o previsto: “Temos treinado bastante bem, com qualidade, embora com algumas condicionantes, daí termos muitos atletas novos a ajudarem-nos, que estão a fazer um bom trabalho mas temos que conseguir fazer o melhor possível e prepararmo-nos da melhor forma para estarmos competitivos no Europeu.” – afirmou o lateral. Em relação às condicionantes que compõem esta convocatória, onde João Ferraz é a última baixa – o lateral direito do HSC Suhr Aarau (Suíça) sofreu uma trombose na perna – Fábio Magalhães crê que os Heróis do Mar irão ultrapassar as dificuldades: “Estamos numa fase muito complicada, especialmente com lesões, com algumas incertezas do que se irá passar daqui para a frente mas acho que todos os que estamos aqui temos qualidade e capacidade para darmos a volta por cima. Temos que dar o nosso melhor para tentarmos passar a fase de grupos e chegar o mais longe possível”. Sobre o grupo de atletas mais jovem que compõe esta convocatória, o lateral reconhece que ainda há um caminho a percorrer mas que estão no bom caminho: “Os mais novos tiveram bastante sorte porque estão muitos e conseguem estar mais à vontade, quando eu cheguei pela primeira vez era só eu e outro atleta e não foi fácil. Eles estão com muita vontade e devagarinho acho que eles vão chegar lá.” – terminou.

Portugal irá participar, no início do próximo ano, no Torneio Yellow Cup, na Suíça, e o internacional português realçou a importância da realização de jogos antes do Campeonato da Europa: “Penso que seja muito importante realizarmos jogos antes do Europeu e acredito que as condições de segurança e de higiene estejam asseguradas na deslocação à Suíça mas também parte um pouco de nós termos todos os cuidados, como andarmos sempre de máscara e desinfetarmos as mãos para não nos expormos desnecessariamente” – rematou.

O próximo estágio terá início no dia 2 de janeiro e quatro dias mais tarde, os Heróis do Mar rumarão à Winterthur, na Suíça, para participar na 49ª Edição do Torneio Yellow Cup, de 7 a 9 de janeiro, onde enfrentarão as formações da Suíça, Ucrânia e Montenegro. No dia 11 de janeiro, a equipa das Quinas partirá para Budapeste, na Hungria, sede de Portugal durante a participação no Campeonato da Europa de 2022, começando com o jogo inaugural da Seleção Nacional a 14 de janeiro. Sobre a participação no EHF Euro 2022, Portugal tem recordações recentes positivas, em relação aos confrontos com Hungria e Islândia. Quanto ao conjunto húngaro, um dos países organizadores, tem bem presente a derrota por oito golos de diferença no EHF Euro 2020 (34-26), que valeu aos Heróis do Mar a melhor classificação de sempre na competição e também a qualificação para o Torneio Pré-Olímpico, no qual Portugal acabaria por voltar a fazer história rumo a Tóquio. Em relação à Islândia, os confrontos entre as duas Seleções são já algo recorrentes, este que foi um dos adversários de Portugal na Qualificação para o EHF Euro 2022. Nos três jogos mais recentes, Portugal venceu dois, no Mundial 2021 e na Qualificação para o Euro 2022 e perdeu um, também referente à mesma prova. Para este Campeonato da Europa são já baixas confirmadas por lesão de Luís Frade, pivô do FC Barcelona, Pedro Portela, ponta do HBC Nantes, André Gomes, lateral do MT Melsungen e, ainda, João Ferraz, lateral do HSC Suhr Aarau.

Pode consultar aqui a Convocatória da Seleção Nacional A Masculina (27/12/2021 a 30/12/2021)

Calendário de Jogos:

49º Torneio Yellow Cup (Suíça)
07.01.2022 – 16h45 – Montenegro : Portugal
08.01.2022 – 19h15 – Suíça : Portugal
09.01.2022 – 12h30 – Portugal : Ucrânia

Men’s EHF Euro 2022
Grupo B
14.01.2022 – 19h30 – Portugal : Islândia, RTP2
16.01.2022 – 17h00 – Portugal : Hungria, RTP2
18.01.2022 – 19h30 – Países Baixos : Portugal, RTP2

Patrocinadores Institucionais