Coimbra recebe campeãs da Europa e medalhadas dos Jogos Olímpicos de Londres

PUB

A Federação de Andebol de Portugal e a Câmara Municipal de Coimbra procederam esta terça-feira à apresentação do jogo Portugal-Montenegro, relativo à fase de qualificação – grupo 3 – para o Campeonato da Europa de Seniores femininos, que vai decorrer na Hungria e Croácia em Dezembro de 2014.

A cerimónia decorreu no Dolce Vita de Coimbra e contou com a presença do presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira; Nuno Vicente, representante da Câmara Municipal de Coimbra; António Sousa, presidente da Associação de Andebol de Coimbra; o selecionador nacional, João Florêncio, e a capitã Ana Seabra.

«Aceitamos de bom gosto receber este jogo e colaborar com a FAP. Para nós, Câmara Municipal de Coimbra, é mais uma vez um prazer enorme receber um encontro deste calibre. A Câmara estará sempre aqui para colaborar com a FAP e para receber este tipo de jogos. Estamos cem por cento abertos a este tipo de realizações», referiu o anfitrião, Nuno Vicente.

Depois de reforçar as boas-vindas a todos os jornalistas presentes, e agradecer todo o apoio e disponibilidade da administração do Dolce Vita, o presidente da FAP começou por dirigir «uma palavra de reconhecimento à Câmara Municipal de Coimbra, pelo apoio que deu à FAP permitindo que este jogo com o Montenegro tivesse lugar nesta cidade». Ulisses Pereira referiu ainda «as excelentes condições de que dispomos, com este magnífico pavilhão, numa cidade e numa região onda a federação está a apostar para que o andebol possa voltar a ter o fulgor doutros tempos, e o simbolismo de ser um jogo da seleção feminina é um sinal que queremos dar de apoio e incentivo daqueles que agora se estão a organizar em torno da ACM (Associação Cristã da Mocidade) para ter uma equipa de andebol sénior feminina».

DAS MELHORES DO MUNDO

Sobre o jogo com o Montenegro, o presidente da FAP lembrou que «trazemos a Coimbra uma das melhores seleções do Mundo. Montenegro é a atual campeã europeia; foi medalha de prata nos últimos Jogos Olímpicos de Londres e, por isso, não é preciso dizer mais nada. Coimbra tem condições para receber um excelente espetáculo». O presidente confidenciou que conta «com o apoio de toda a Comunicação Social no sentido de divulgar o jogo de modo a que as nossas atletas possam ter o apoio que precisam e merecem para esta tarefa dificílima que têm entre mãos». Finalmente, Ulisses Pereira recordou que a federação a que preside «continua a apostar no andebol feminino, mesmo neste período de muitas dificuldades e constrangimentos, em que naturalmente havia muitas coisas que gostaríamos de fazer de forma diferente. Mas também nos temos de ajustar a este tempo que vivemos mas sem deixarmos de colocar o andebol feminino no patamar a que tem direito».

As suas últimas palavras foram para a seleção nacional, ali representada pelo selecionador nacional João Florêncio e pela capitã Ana Seabra. «Temos consciência da ciclópica tarefa que têm pela frente. Nós, neste grupo de qualificação, temos ‘tão somente’, o Montenegro, com o nível que já referi, mas temos também mais duas seleções de topo da Europa, que dificultarão a vossa tarefa. Mas temos uma seleção ambiciosa, composta por um misto de atletas experientes e outras mais jovens, num espírito de renovação que nos faz acreditar muito naquilo que é o nosso futuro».

JOÃO FLORÊNCIO À ESPERA DE DIFICULDADES

João Florêncio, selecionador nacional, não esconde que a tarefa de Portugal não se apresenta fácil. «Sabemos das dificuldades que vamos encontrar no jogo em Coimbra, frente a uma seleção do topo do andebol feminino mundial. Temos consciência de que, em termos competitivos, vai ser uma tarefa difícil mas, ao mesmo tempo, uma tarefa em que temos de ver nela as motivações necessárias para dar continuidade a este bom momento que no andebol feminino tem vindo a atravessar nos últimos tempos». Por isso, refere João Florêncio, «queremos continuar a mostrar, junto da nossa juventude, o bom andebol feminino que Portugal tem oportunidade de fazer, e fazê-lo em confronto com uma seleção que, como dissemos, está no topo do andebol mundial».

João Florêncio recordou que «o andebol feminino em Portugal tem tido nos últimos tempos classificações muito motivadoras, esta seleção é uma equipa que tem vindo num processo gradual de renovação natural, tem jogadoras com bastante experiência mas também tem jovens que têm vindo a integrar este grupo com muito potencial e capacidades. E estas são excelentes oportunidades para jogarem ao maior nível». Depois, uma garantia. «Vamos tentar proporcionar um bom espectáculo, dignificar o nosso país e a camisola que envergamos e, acima de tudo, ser capazes de ser competitivos. Esperamos ter um bom apoio da cidade e de toda a juventude de Coimbra, fazendo do jogo uma boa jornada de promoção do andebol feminino em Portugal».

Por seu turno, a capitã Ana Seabra assegurou que «vamos tentar minimizar as dificuldades ao jogar com aquela que é reconhecidamente a equipa mais
forte do grupo»
, esclarecendo que «nosso objetivo é fazer o melhor, pelo que vamos estar concentradíssimas».

Para assistir ao jogo entre Portugal e Montenegro, a selecção nacional espera ter casa cheia, em Coimbra. A entrada é gratuita.

ESTÁGIO EM ALMADA

É em Almada que a Selecção Nacional A feminina, orientada por João Florêncio, vai dar início aos trabalhos de preparação para estes dois primeiros jogos, frente à República Checa, em Most, e Montenegro, em Coimbra. Atletas e equipa técnica concentram-se já esta quarta-feira, estando agendadas 11 sessões de treino, no Ginásio Clube do Sul, até 22 de Outubro, dia em que a comitiva viaja para Most. No dia 23 de Outubro, pelas 18h00 locais (17h00 em Portugal), no Sportovni hala Banik Most, Portugal fará a sua estreia na qualificação para o Euro 2014, frente à selecção da República Checa.

No dia seguinte a comitiva nacional regressa a Portugal e vai instalar-se em Coimbra. Depois do descanso a formação nacional continua a preparação, desta feita com os olhos postos na forte selecção do Montenegro. No dia 27 de Outubro, domingo, Portugal joga com o Montenegro, em partida com início marcado para as 15h00, no Pavilhão Multiusos Dr. Mário Mexia, com transmissão em directo n´A Bola TV.

Calendário de jogos – Grupo 3 – Qualificação Campeonato da Europa Seniores Femininos Hungria – Croácia 2014

1ª jornada
23.10.2013, 18:00 – Montenegro : Polónia
23.10.2013, 18:00 – Rep. Checa : Portugal

2ª jornada
27.10.2013, 15:00 – Portugal : Montenegro – A Bola TV
27.10.2013, 17:30 – Polónia : Rep. Checa

3ª jornada
26.-27.03.14 – Rep. Checa : Montenegro
26.-27.03.14 – Portugal : Polónia

4ª jornada
29.-30.03.14 – Montenegro : Rep. Checa
29.-30.03.14 – Polónia : Portugal

5ª jornada
11.-12.06.14 – Polónia : Montenegro
11.-12.06.14 – Portugal : Rep. Checa

6ª jornada
14.-15.06.14 – Montenegro : Portugal
14.-15.06.14 – Rep. Checa : Polónia

Todas as informações sobre a qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Femininos Hungria – Croácia 2014 podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais